Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

01 outubro 2005

ANA SELMA CONCLUIU O MESTRADO EM EDUCAÇÃO NA UFPE
A Vereadora Ana Selma (PPS) concluiu, nesta sexta-feira, dia 30/09, o Mestrado em Educação na UFPE. Ela concluiu o mestrado fazendo a defesa de sua dissertação diante de uma Banca Examinadora constituída pelo Profº. Dr. Alfredo Macedo Gomes (Orientador), pelo Profº. Dr. Paulo Henrique Martins Novaes de Albuquerque e pela Profª. Dra. Janete Maria Lins de Azevedo.
A dissertação teve como título: “A materialização da política de gestão democrática na escola: uma análise da experiência do sistema municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho-PE - 1997 – 2003.”
O objetivo da dissertação era analisar a materialização da política de gestão democrática na escola tendo como fio condutor à experiência do sistema municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho, no Estado de Pernambuco, no período de 1997 a 2003. (Gestão do Prefeito Elias Gomes). O elemento motivador central para realização dessa pesquisa partiu da razão de que o município em estudo adotava reconhecidamente uma política democrática participativa como orientação de governo. Partindo deste cenário, o contexto de problematização, buscou articular na sua perspectiva teórica uma análise considerando a política de gestão democrática no âmbito das políticas públicas, com ênfase para as categorias de democracia e participação, vinculadas à dimensão do local, em função do ambiente favorável criado no município em estudo para a democratização da gestão escolar, tendo por principio a participação dos professores. A análise de documentos que tratam das diretrizes de governo e da política educacional de gestão democrática implementada e a realização das entrevistas junto aos professores das escolas pesquisadas constituíram a base de referência da pesquisa.
Os resultados revelaram que apesar da existência de lacunas na implementação do modelo de gestão instituído no sistema municipal de ensino, há um reconhecimento positivo, por parte dos professores e professoras, das ações no campo da gestão democrática participativa. Todavia, indicam, também, que os mecanismos de gestão instituídos estão presentes no universo da atuação no cotidiano escolar, fazem parte do arcabouço discursivo dos professores, entretanto, a análise da fala dos mesmos revela que a intensidade dessa vivência ainda não atingiu o nível desejado como resposta para uma prática mais orgânica e sistemática no interior da escola.
No final da sessão, Ana Selma teve a sua tese aprovada com distinção. (Na foto, quando recebia o resultado). Vários amigos e familiares estiveram na UFPE para prestigiar o evento, a exemplo da Profª. Mirtes Cordeiro, Presidente da FUNDAC.

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