Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

18 julho 2011


Jaboatão terá curso na área de combate à violência contra a mulher O prefeito Elias Gomes participou do lançamento do curso


As mulheres de Jaboatão passarão a contar com mais uma ferramenta de combate à violência. É que a Prefeitura, em parceria com a Faculdade Guararapes, a embaixada dos Estados Unidos da América no Nordeste e o Instituto Maria da Penha estão realizando o Programa de Formação de Lideranças na área de combate à violência contra a mulher.


Segundo Regina Célia Almeida, diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha e coordenadora do programa, o curso terá, inicialmente, duração de quatro meses, podendo se estender até seis meses. “O intuito é formar uma grande rede de voluntários, tanto da universidade, como da sociedade para enfrentar a violência contra a mulher. O diferencial desse curso é que ele não ficará apenas com as mulheres, mas com os homens também. Homens e mulheres defendendo o ser humano”, disse. Ela ainda informou que o curso será ministrado pelos professores da faculdade, que serão voluntários na ação.


Para Ana Selma Santos, secretária Executiva da Mulher, o curso vem somar forças com o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela atual gestão. “É uma importante ação colaborativa para as políticas públicas para as mulheres, visto que forma multiplicadores da defesa do direito das mulheres”, disse.


O embaixador dos EUA, Thomas Shannon, ressaltou as belezas de Jaboatão e em seu discurso parabenizou as ações desenvolvidas pela gestão Elias Gomes. “Gostaria de parabenizar o prefeito Elias Gomes pela forma como vem realizando no município ações de defesa do direito das mulheres” e completou “Fico muito orgulhoso em poder participar desse curso”, disse.


Para o prefeito Elias Gomes, o curso está alinhado com o pensamento da gestão. “Apesar de termos uma cultura machista e coronelista no Estado, Pernambuco exerce vanguarda na defesa do direito das mulheres e tem tido grandes avanços nas políticas públicas voltadas para o público feminino. Aqui em Jaboatão, nosssa preocupação começa desde o primeiro dia de gestão, quando empossamos a secretária da Mulher, coisa que não existia aqui. Hoje, podemos dizer que avançamos muito nessa área, temos políticas públicas sólidas de defesa do direito das mulheres”, disse.


RECONHECIMENTO


Um dos títulos mais importantes dado pelo governo americano é o que identifica e reconhece o trabalho de mulheres que estão mudando a sociedade com o seu trabalho. Ano passado a mulher que recebeu a condecoração foi Maria da Penha, a mulher que dá nome à lei de defesa dos direitos das mulheres. Este ano a condecorada foi a diretora da Fetape, Maria Aparecida de Melo. “Essa homenagem não é só minha, mas de todas as mulheres de Pernambuco que trabalham pela construção da cidadania no campo e na cidade”, disse emocionada.



Por: Felipe Leite em 29062011 às 15h04

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial