Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

25 janeiro 2009























Praias de Jaboatão recebem Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher
Sol, mar e água. Foi nesse cenário tipicamente pernambucano que a Secretaria Especial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes promoveu uma ação educativa referente a um dos principais problemas que o estado enfrenta: a violência contra a Mulher. Três praias da cidade - Piedade, Candeias e Barra de Jangada receberam apresentações teatrais, uma rádio ao vivo e panfletagem educativa. O evento é parte da 2ª edição da campanha Basta de Violência Contra a Mulher, promovida pela Secretaria Especial da Mulher do Governo do Estado em parceria com 14 municípios do litoral pernambucano.

Na praia de Piedade, onde esteve a concentração das autoridades, estiveram presentes durante a manhã a secretária especial da mulher de Jaboatão, Ana Selma; a secretária especial da mulher do Governo do Estado, Cristina Buarque; a delegada especial da mulher de Jaboatão, Judite Cortizo; o vice-prefeito, Edir Peres; diversos secretários municipais e representantes de movimentos sociais e comunidades locais. De acordo com dados apresentados por Ana Selma, em 2008 foram assassinadas 29 mulheres na cidade, e a delegacia especializada registrou 878 queixas. O spots apresentados no carro de som apresentavam outros dados mais gerais, porém igualmente alarmantes: 1 em cada 5 faltas no trabalho das mulheres tem como causa a violência doméstica.

O grande objetivo da campanha é sensibilizar a população para denunciar os casos de violência. "Essa é uma violência silenciosa, não há governo que possa agir todos os dias se a sociedade não está com ele", explicou Cristina Buarque secretária especial da mulher do Governo do Estado. "É o vizinho que escuta e deve denunciar. A mulher precisa se conscientizar, mas a sociedade também. A população precisa denunciar, precisa proteger as mulheres", completou Cristina.


"Para ter uma sociedade democrática, livre de desigualdades, não se pode deixar de lutar contra a violência, em especial a violência de gênero. E o Governo de Jaboatão abraçou essa causa", garantiu Ana Selma. Uma rádio ao vivo foi organizada para facilitar a interatividade com o público. A personagem Maria Fuxico, questionava o povo sobre qual a maior preocupação das mulheres hoje em dia? A resposta foi unânime: todos os entrevistados - até os homens concordavam - elegeram a violência doméstica como grande preocupação feminina. Maria Fuxico perguntou também sobre o que fazer com os homens que agridem as mulheres. A resposta aqui foi além da simples punição, o povo pediu também uma reeducação dos agressores.

Cristina Buarque, sinalizou ainda que concorda com a importância de reeducar não só os agressores, mas a população em geral. "Para que homens e mulheres tenham o mesmo valor na sociedade, precisamos reeducar as pessoas. Somos iguais, o que nos distingue é a educação", enfatizou a secretária. "Mas eu tenho certeza que com Mirtes na Educação e Ana Selma na Secretaria da Mulher, Jaboatão vai avançar no combate à violência", opinou Cristina, referindo-se a Mirtes Cordeiro, Secretária da Educação do Município.

A Delegada Especial da Mulher de Jaboatão, Judite Cortizo, aproveitou para anunciar mais uma conquista das jaboatanenses: será implantada, ainda em 2009, um plantão na delegacia para atender mulheres vítimas de violência. A delegada também reforçou junto à população que a delegacia está aberta não apenas para queixas, mas também para orientar, promover palestras educativas, e trabalhar para que a mulher conheça e procure seus direitos. "A prevenção ainda é o melhor caminho", assegurou Judite. O telefone para denúnciasda Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher é (81) 3421-9595.

Texto: Monaliza Brito

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial