Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

13 maio 2009


Governo Municipal participa de discussão sobre a violência contra a mulher
foram discutidas questões relacionadas a aplicação da Lei Maria da Penha

O Departamento de Polícia das Mulheres do Estado (DPMUL) abriu nesta quarta-feira (13), através do acolhimento da Prefeitura de Jaboatão, uma reunião junto aos delegados, agentes e escrivães locais, dos bairros de Piedade, Prazeres, Cavaleiro e Jaboatão Centro e também de outros municípios como Moreno, Ipojuca, São Lourenço e Cabo. O encontro aconteceu no Hotel Barramares e foram discutidas questões relacionadas à violência contra a mulher, especialmente nos aspectos ligados a aplicação da Lei Maria da Penha, nas delegacias.

De acordo com a secretária Municipal da Mulher, Ana Selma a discussão é importante “porque auxilia na expansão de outros atores, na rede de atendimento, para vítimas de violência nos municípios”, salienta. O evento também propiciou um debate com as autoridades a partir da explanação de casos e dúvidas atreladas ao tema. “O grande ganho, hoje, foi mostrar e trabalhar esse problema com uma nova percepção da polícia, por meio da compreensão e dos estudos referentes à abordagem que é feita nas delegacias e como isso pode ser melhorado, através de uma padronização de serviços”, completa.

Após essa discussão serão realizadas, em Jaboatão, visitas em todas as delegacias. “Iremos prestar informações sobre os serviços que existe no município, a fim de estabelecer uma relação cada vez mais próxima com as autoridades policiais. Além disso, transmitir, intensificando um conhecimento especializado sobre a mais adequada forma de abordagem para as mulheres vítimas de violência e a aplicação da Leia Maria da Penha”, ressalta Ana Selma. Na reunião foram distribuídas cartilhas sobre o assunto a todos os participantes.

O DPMUL foi criado em outubro de 2008, e desenvolve um trabalho de melhoria do atendimento feito pela polícia civil às mulheres vítimas de violência. A chefe do departamento do DPMUL, Lenise Valentim aponta que com essa reunião, a discussão já alcançou os 14 municípios da Região Metropolitana. “O Objetivo é alertar e orientar todas as secretarias do Estado, não apenas as especializadas com informações sobre o assunto, uniformizando a aplicação dos procedimentos utilizados pela autoridade policial”, explica.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial