Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

16 abril 2009

Lote 56 recebe Caravana da Mulher
Evento foi realizado através de parceria entre Estado e Município

A comunidade do Lote 56 em Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta quinta-feira (16), a Caravana das Mulheres.
O evento, que tem como objetivo interiorizar as ações da campanha “Violência contra a mulher é coisa de outra cultura”, foi realizado através de uma parceria entre Secretaria Especial da Mulher de Jaboatão e a Secretaria Executiva de Enfrentamento à Violência de Gênero, do Governo do Estado.

“Com essa ação articulada com o Governo do Estado estamos dando continuidade ao trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido no município”, explica a secretária Especial da Mulher de Jaboatão, Ana Selma dos Santos. “Nosso objetivo aqui é descentralizar o acesso à informação”, assegurou Ana Selma.

Durante toda a tarde foram realizadas atividades educativas, distribuição de panfletos e cartilhas, apresentação de peças teatrais e sorteios de brindes. A representante da Secretaria Executiva de Enfrentamento à Violência de Gênero do Governo do Estado, Amanda Scott, explicou que essa é uma ação sistemática realizada em diversas cidades pernambucanas nos ciclos festivos tradicionais, em especial nas áreas rurais por onde já passou o projeto Chapéu de Palha Mulher.

“A Caravana já passou por 14 municípios e uma característica interessante é que cada cidade vem adaptando a ação à sua realidade. Então, cada Caravana é diferente da outra, mas com o mesmo objetivo”, disse Amanda. A meta do governo estadual é continuar com as ações, para beneficiar outras cidades.

Participação local
A comunidade compareceu ao evento, não só para aprender, mas para mostrar o que sabe. O grupo teatral Mulheres em Movimento no Lote 56, formado durante a capacitação promovida pelo projeto Chapéu de Palha em 2008, apresentou um esquete sobre Direitos Humanos das Mulheres. O grupo é formado por 8 moradoras da área e faz parte do processo de construção da Associação das Mulheres do Lote 56, que tem o apoio do Centro das Mulheres do Cabo, entidade facilitadora do Chapéu de Palha Mulher em Jaboatão.
Também se apresentaram a Trupe Fatos em Cena e a personagem Maria Fuxico, tradicional animadora dos eventos educativos da Secretaria da Mulher do município.

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial