Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

08 março 2009

Protestos marcam Dia da Mulher no Grande Recife
Publicado em 08.03.2009, às 18h12
Do JC Online Com informações de Cidades/JC

O Dia da Mulher foi marcado por protestos no Grande Recife. Em Jaboatão dos Guararapes e no Recife várias manifestantes foram às ruas para lembrar que, apesar das conquistas dos últimos anos, elas ainda são algumas da principais vítimas da violência no Estado. Segundo a Secretaria de Defesa Social, 279 mulheres foram assassinadas em Pernambuco só no ano passado. Outras reivindicações são a igualdade salarial e a garantia do aborto legal.

A secretaria-especial da Mulher, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, realizou na manhã deste domingo (8) ações em homenagem à data. Nas principais vias da cidade, houve distribuição de panfletos. "Essa ação hoje, data símbolo em que as mulher vão às ruas celebrar suas conquistas, tem como objetivo levar informações sobre os nosso direitos já conquistados, mas, principalmente, chamar mais atenção ao enfrentamento à violencia", disse a secretária-especial Ana Santos.

Mulheres também participaram de panfletagem e apitaço na Praça Mauricéia, no Ipsep, Zona Sul do Recife. Estavam no local cerca de 150 mulheres das ocupações 7 de setembro, do Ipsep, e José de Castro, do Ibura.

AGENDA - As ações continuam nesta segunda (9) no Centro do Recife. Às 14h30, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza um protesto na Praça da Independência. Na lista de exigências, estão a ampliação de número de vagas em creches, o acesso à terra, seguro na rede pública de saúde, estruturação de casas abrigo e trabalho decente.

A Avenida Conde da Boa Vista recebe protesto e panfletagem às 16h30. Integrantes do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) se reúnem na esquina da Rua Sete de Setembro para pedir solidariedade às vítimas de violência sexual. O partido ainda anuncia que apóia a decisão dos médicos em realizar um aborto na menina de 9 anos que estava grávida de gêmeos após se estuprada pelo padrasto.

Na terça a organização não-governamental Coletivo Mulher realiza panfletagem nas ruas do bairro de Setúbal, na Zona Sul do Recife. A ONG destaca que é preciso uma maior estrutura para garantir o funcionamento da Lei Maria da Penha. A primeira concentração acontece às 9h na Escola Bartolomeu Gusmão. À tarde, o grupo se reúne na Escola Fernando Mota às 14h. A ONG também participa de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Olinda na próxima segunda-feira às 9h.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial