Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

28 novembro 2006


CÂMARA DE VEREADORES DO CABO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA ALUSIVA À SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Através de um Requerimento encaminhado à Mesa Diretora da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, a Vereadora Ana Selma solicitou a realização de uma Audiência Pública, que aconteceu no dia 23 passado, acatando o que preconiza a Lei Nº 1.803/98, que institui no calendário oficial do Município do Cabo de Santo Agostinho a Semana da Consciência Negra e que prevê, em seu Artigo 2º, a realização de debates, reflexões e outras atividades sobre a situação da população negra.

Para discorrer sobre o tema "20 de Novembro - Buscando a Afirmação da Consciência Negra" coordenaram os trabalhos: Nado, do Movimento Negro Unificado (MNU); Evânio Cláudio, do grupo Jovem Negro Cidadão; Lucidalva Nascimento, do Centro das Mulheres do Cabo; Celina Maria dos S. Marques, professora da Escola Municipal Padre Henrique Vieira e Ana Selma, professora e vereadora do Município.
Cada um dos palestrantes apresentou preocupações e dados concretos sobre a realidade da população negra no Brasil, que embora tenha avançado em algumas questões, há muito o que se conquistar e afirmar. A dificuldade de acesso à educação e ao mercado de trabalho; a violência contra mulheres negras; a marginalização dos jovens e o preconceito racial, são alguns dos aspéctos a serem considerados.
A platéia, em sua maioria composta por alunos(as) e professores(as) das escolas estaduais do Município, teve uma participação importante ao levantar preocupações e fazer questionamentos sobre os temas tratados. Dentre esses, a não implementação, até o momento, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial no Município, criado em junho de 2006, com prazo de 30 dias para sua instalação, foi alvo de críticas e questionamentos pelos presentes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial