Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

30 março 2007

SEMINÁRIO TEMÁTICO REÚNE MULHERES NO CABO DE SANTO AGOSTINHO

Um grande público, em sua maioria formado por mulheres, reuniu-se, nesta terça-feira, 27/03, no Distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo, para discutir a temática: "Políticas Públicas e Participação da Mulher - Construindo uma Rede de Atendimento.

A realização do encontro foi organizada pelo Centro das Mulheres do Cabo - CMC, cuja discussão perpassou sobre as questões relacionadas às políticas públicas para as mulheres no Estado de Pernambuco e no Municipio do Cabo de Santo Agostinho.
O debate se deu através das representantes da Secretaria Especial da Mulher do Estado, Lucidalva Nascimento, da Secretária de Promoção Social do Município, Edna Gomes e do CMC, Nivete Azevedo.

A representante da Secretaria Especial da Mulher enfocou as prioridades do órgão, ou seja, a perspectiva de gênero, raça e etnia e o objetivo de integrar e articular com outras Secretarias as suas ações.

A Secretaria de Promoção Social apresentou dados referentes aos atendimentos da assistência social e saúde, dados como: distribuição de cestas básicas e enxovais, participação das mulheres nos programas sociais, como o "Onda Limpa" e "Ação Cidadania".

Já o CMC, ressaltou questões relativas ao controle social e participação politica, com ênfase na reflexão sobre a exclusão da mulher no acesso de representação política e nos espaços de controle social e nos cargos com poder de decisão, ressaltando a importância da fala pública das mulheres.

A Vereadora Ana Selma (PPS), também presente no evento, ressaltou na sua intervenção a importância de estimular e incentivar os governos municipais a instituir Coordenadorias e Conselhos de Mulheres. Reapresentou, também, os três projetos de sua autoria, especificamente sobre a Mulher, como o que refere-se à titularidade de casas preferencialmente para mulheres; o que dispões sobre a realização de campanhas educativas contra a violência à mulher e o que introduz o quesito "Violência de Gênero" no sistema de informação da Saúde, no Município. Colocou ainda, a necessidade de se discutir a desigualdade de gênero nos espaços da educação e recomendou que a próxima Conferência utilize as proposições da Conferência da Mulher realizada em 2004, além de destacar a importância da participação das mulheres nos Conselhos Setoriais e de Controle Social e Fiscalização. Com esta finalidade, recomendou a capacitação para as conselheiras do Conselho de Direito das Mulheres.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial