Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

26 maio 2009

Secretaria da Mulher promove encontro de sensibilização de gênero
Participaram do evento o secretário e os gerentes de administração regional



















A Secretaria Especial da Mulher promoveu, nesta terça-feira (26), um encontro com o secretário e os gerentes de administração regional do município. O objetivo da reunião, realizada na sede da secretaria, foi apresentar o Programa institucional de Sensibilização de Gênero e fortalecer a interlocução entre as duas esferas da administração pública da cidade.

A Secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos, explicou que tenciona estabelecer um grupo gestor de políticas de gênero com representantes de todas as secretarias. “O processo de condução da transversalidade de políticas públicas de gênero deve ocorrer em todas as secretarias”, afirmou Ana Selma. “Mas as secretarias prioritárias nessa primeira fase são as de Saúde, Educação, Promoção Humana e Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Cidadã e Administração Regional, que tem um contato mais intenso com a população”, explica.

















Ana Selma esclareceu também que para potencializar a atuação de sua pasta é preciso sensibilizar o governo como um todo, provocando a participação de todos os atores públicos nesse processo. “A criação da Secretaria não a legitima no conjunto do governo. É preciso legitimar o órgão com ações que alterem o olhar, a percepção a compreensão de questões ligadas a gênero”, disse a secretária.

Como forma de reforçar o compromisso com o tema, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes já assinou um Termo de Adesão do Programa Pró-Equidade de Gênero, do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação de gênero no acesso, remuneração e permanência no emprego. “A execução de políticas públicas voltadas para as mulheres é uma opção institucional e de caráter transversal, que precisa do envolvimento de todos”, finaliza Ana Selma.
Por: Monaliza Brito


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial