Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

01 junho 2009




Parteiras jaboatonenses recebem homenagem
Jaboatão conta com 53 parteiras

No Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher (28/05), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promoveu um evento para homenagear as 53 parteiras do município. A ação ocorreu no Hotel Barramares e contou com a participação de cerca 30 dessas mulheres que dedicam a vida a trazer ao mundo o filho de outras, além de diversas convidadas.

No evento foi realizada uma palestra sobre parto humanizado, além de uma apresentação comemorativa de um grupo de teatro de mamulengo. As participantes receberam um chocolate cuidadosamente embalado e um recado: “nada mais doce do que presentear quem nos traz a vida”. Uma justa homenagem a mulheres que vem transmitindo, de geração em geração, o ofício de ajudar as crianças a nascer.

“Eu sou uma pessoa que acredita muito no trabalho das parteiras”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Gessyane Vale Paulino. Essa declaração reflete o respeito do Governo Municipal por essas mulheres, que gerou uma série de políticas de cunho emergencial para ajudar no trabalho delas. “Queremos capacitar, dar condições de melhorar o atendimento que as parteiras prestam porque reconhecemos sua importância, em especial na área rural, onde o acesso é mais difícil”, explica Gessyane.

Inicialmente, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar para as parteiras cadastradas na cidade um kit com materiais que vão ajudá-las na execução dos partos como luvas, gases, pinças e cord clamps (um tipo de clipe usado para prender o cordão umbilical na hora do corte). O órgão irá preparar posteriormente uma capacitação mais extensa, que incluirá noções de cidadania, em parceira com a Secretaria Especial da Mulher.

“Além de cumprirem um papel de atendimento na hora do parto, essas mulheres acabam se destacando em suas comunidades como um referencial de liderança”, conta Ana Selma dos Santos, secretária Especial da Mulher. “Vamos dar a elas informações sobre as diversas dimensões nas quais as mulheres precisam se assistidas, como o combate à violência doméstica, sempre na perspectiva do empoderamento”, disse Ana Selma.

Vidas dedicadas
Entre as parteiras jaboatonenses há histórias como a de Maria dos Prazeres de Souza, que atua nesse ofício há 50 anos e já trouxe ao mundo mais de 5 mil crianças. “Eu venho de uma família de três gerações de parteiras e adoro o que faço”, disse Prazeres. “Tenho até uma dependência na minha casa preparada para atender as mulheres em caso de necessidade”, conta ela.

Prazeres é uma grande defensora do parto humanizado. A parteira afirmou que embora reconheça a necessidade do município ter uma maternidade - pois mesmo com partos caseiros, é preciso levar os bebês para acompanhamento médico posteriormente - ter seus filhos em casa precisa ser uma opção para as mulheres. E revelou um desejo: “Quero que haja aprendizes de parteiras”. A secretária de saúde colocou-se à disposição para ouvir as propostas e trabalhar em prol da capacitação cada vez maior desse grupo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial