Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

09 junho 2009



















Violência contra a mulher é tema de ação educativa
Ação integra atividades do Programa Governo Presente

A Secretaria Especial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta segunda-feira (08), uma ação educativa na Escola Estadual Alto dos Guararapes, no bairro de Prazeres. A atividade integra o Programa Governo Presente, uma parceria entre os governos Estadual e Municipal que tem como principal objetivo promover segurança com cidadania. Durante o dia, outras duas escolas foram beneficiadas com ações semelhantes.

Para esta primeira etapa estão sendo realizadas panfletagens e reuniões em escolas da área para discutir a questão da violência contra a mulher e o desrespeito à cidadania feminina presentes em algumas músicas e programas de televisão. “Esse trabalho nas escolas é importante, pois as adolescentes já estão iniciando seus relacionamentos amorosos e precisam se conscientizar para que histórias de violência doméstica não se repitam em suas vidas da pior forma”, explica Josete Maria da Costa, assessora técnica da Secretaria Especial da Mulher.

Josete conta ainda que os jovens que participam das ações tornam-se multiplicadores do conhecimento com relação aos direitos das mulheres, e podem incentivar seus familiares e vizinhos a denunciarem as agressões. A maioria dos 1056 alunos da escola visitada conhece pelo menos um caso de violência doméstica. “Da minha casa eu ouvia os gritos e as coisas sendo jogadas no chão na casa da minha vizinha que era espancada pelo marido”, conta Ruth Nunes, de 15 anos. “Ela tinha muita vergonha da situação. Acabou fugindo”, conta a jovem.

Conviver, embora indiretamente com essa violência, deixou marcas na adolescente. “Acho que fiquei meio traumatizada, durante um tempo pensava em não casar nunca para não passar por isso”, disse Ruth. O trabalho também é direcionado para a conscientização dos meninos, e eles aprovam a iniciativa: “Bater em mulher é coisa de homem que não tem caráter. Temos que denunciar”, assegurou Ananias Mariano, de 16 anos.

Por: Monaliza Brito em 09062009 às h

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial