Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

09 fevereiro 2010


Entidades Amigas das Mulheres debatem Direitos Humanos
Cronograma de aulas segue até o dia 26 de fevereiro


Um clima acolhedor pairava na sala reservada no Hotel Barramares para a aula inaugural da formação de 32 horas/aula oferecidas pelo comitê organizador do selo Entidade Amiga da Mulher às entidades inscritas no Município. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (09/12) e reuniu representantes de mais de 20 entidades das seis regionais da cidade.

Para a primeira aula, o secretário Especial de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Jaboatão dos Guararapes, Cláudio Carraly, apresentou uma palestra sobre Direitos Humanos, a convite da Secretaria Especial da Mulher que coordena as atividades junto ao comitê organizador do selo. “Queremos subsidiar as entidades com informações que vão desde o conceito de Direitos Humanos até instâncias mais concretas denúncia e combate à violência contra a mulher”, explica a secretária da mulher do Município, Ana Selma dos Santos.

O programa da formação, que acontece entre os dias 18 e 26 de fevereiro, inclui encontros temáticos que apresentarão aos participantes questões como: relações de gênero; violência contra a mulher; lei Maria da Penha; direitos sexuais e reprodutivos; mulher negra; mídia, gênero e juventude; políticas públicas e plano de ação das entidades. “Os grupos participantes sairão daqui com um plano de trabalho para os próximos seis meses, que será acompanhado pelo comitê organizador e contará pontos para a obtenção do selo”, explica Ana Selma.

O selo Entidade Amiga da Mulher é uma certificação concedida a entidades que têm o compromisso de promover a garantia dos direitos da mulher através de ações de mobilização comunitária e o repasse qualificado de informações. A participação das aulas é um dos critérios para a concessão do selo. Outros pontos observados são a apresentação de um plano de trabalho a ser vivenciado no período de seis meses e de relatórios trimestrais das ações realizadas junto ao comitê organizador. As inscrições para obter o selo estão encerradas, mas a Prefeitura prevê a formação de um novo grupo de entidades interessadas na certificação para o segundo semestre de 2010.



Por: Monaliza Brito em 09022010 às 11h50

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial