Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

18 junho 2009



















Jaboatão promove Fórum de Enfretamento a Violência Contra a Pessoa Idosa
Objetivo é sensibilizar a sociedade local com relação ao tema


A Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes sediou, na última segunda-feira (15), o Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento reuniu o vice-prefeito, Edir Peres; a secretária de Promoção Humana e Assistência Social, Socorro Araújo; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria José Santos da Silva, o delegado do idoso, Eronildo Farias e a promotora de justiça Irene Cardoso, além de diversas autoridades municipais e representantes de grupos de idosos.




















O Fórum tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e fomentar na sociedade jaboatonense a co-responsabilidade no enfrentamento da violência contra o idoso. “A violência contra o idoso ocorre, em geral, no âmbito privado e é cometida por pessoas com quem a vítima mantém uma relação de afeto, o que estimula o silêncio”, explica a secretária Socorro Araújo. “É preciso que a sociedade se indigne contra essa violência e denuncie”, defende Socorro.

A secretária defendeu ainda o fortalecimento do diálogo entre o Governo Municipal e os grupos de idosos da cidade. “As organizações da sociedade civil tem um papel fundamental na disseminação de informações junto às comunidades”, afirmou Socorro. A gestora se mostrou preocupada com o fato da violação mais comum de direitos com relação a esse grupo específico ser a negligência. “É um tipo de violência que não deixa marcas, e quando deixa, é porque já foi repetida inúmeras vezes. É caracterizada pela falta de cuidados com higiene, alimentação e outros aspectos da vida cotidiana”, informou Socorro.

Há ainda, de acordo com a promotora de justiça Irene Cardoso, um outro tipo de abuso, denominado violência financeira. “Essa violação é caracterizada pela apropriação do benefício. Em alguns casos, o idoso chega a passar fome”, explica Irene. A promotora explicou também que a sociedade, de uma maneira geral não está preparada para lidar com esse problema. Ela alega que esse é um processo novo. A sociedade está preparada para lidar com a violência contra outros grupos, mas só começou a discutir a questão do idoso recentemente, porque o país está envelhecendo.

Outro fator agravante é que esse tipo de agressão não escolhe classe social. “Ao contrário da violência contra a infância, por exemplo, que atinge com mais intensidade aos grupos menos favorecidos, os maus-tratos contra idosos não têm classe social”, conta Irene.


Questão de Gênero
Cerca de 70% dos casos de violência contra idosos, são cometidos contra mulheres. “Esse número nos apresenta uma confirmação de que a violência doméstica se reproduz sobre um viés de gênero”, disse Ana Selma dos Santos, Secretária Especial da Mulher de Jaboatão. “Em casos de violência contra crianças, as mais atingidas são as meninas; quando as vítimas são deficientes físicos e mentais, prevalece a violência contra o sexo feminino e o mesmo ocorre com os idosos”, completa a secretária.

Ana Selma assegurou que dentro da estrutura da pasta pela qual é responsável existe um recorte que tem como objetivo garantir a defesa dos direitos de minorias como mulheres negras e idosas. “Participamos de eventos como o de hoje para somar esforços e aproximar o diálogo com grupos de idosos. Nosso objetivo é promover debates e discutir a criação de campanhas de combate a esse problema específico”, finaliza a gestora.

Por: Monaliza Brito em 16062009 às 10h15


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial