Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

26 fevereiro 2010


Secretaria da Mulher lança calendário comemorativo para o mês de março
Evento aconteceu no Hotel Shelton Inn, em Piedade


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes apresentou, na manhã desta sexta-feira (26/02), o calendário oficial das atividades comemorativas dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher (08/03). O evento foi realizado no Hotel Shelton Inn, em Piedade, e reuniu representantes do Governo Municipal e de entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, também foi feita uma homenagem a outra data simbólica do calendário feminista: o Dia do Voto Feminino (24/02). A historiadora Adiuza Belo, do Instituto Histórico de Jaboatão, falou sobre mulheres que marcaram a história da cidade, entre elas Odete de Oliveira Antunes, a primeira mulher a exercer mandato como vereadora em Jaboatão. Uma das filhas de Odete, Oneida Maria Antunes, e dois se seus sobrinhos, Rildo Oliveira e Evaldo Oliveira, estiveram presentes a homenagem feita a Odete, que cumpriu mandato no período de 1930 a 1934.

Outra contribuição importante de Adiuza foi apresentar uma cópia do primeiro título eleitoral concedido a uma mulher no Município. O documento pertenceu a Antônia de Albuquerque Silva e foi tirado em março de 1933. “Essa homenagem constitui um momento simbólico de reconhecimento da luta das mulheres jaboatanenses”, afirmou Ana Selma dos Santos, secretária Especial da Mulher. “Somos maioria, mas ainda assim, permanecemos subrepresentadas nos espaços de poder”, completa Ana Selma.

Durante todo o mês de março serão realizadas atividades educativas, palestras, campanhas e encontros com o objetivo de fortalecer a cidadania feminina e intensificar a luta contra a violência que atinge mulheres. Para acompanhar a programação completa de atividades



Por: Monaliza Brito em 26022010 às 16h20

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial