Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

22 março 2010

Jaboatão lança campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero
O evento foi direcionado às servidoras municipais


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quinta-feira (18), o lançamento da campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero direcionada a todas as servidoras municipais. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Guararapes, em Piedade, e apresentou diversas questões sobre o tema, como as formas de detectar a doença, dos tratamentos e os índices de mulheres doentes no Estado e em Jaboatão. No local estiveram presentes também as secretárias de Saúde, Gessyanne Paulino; da Mulher, Ana Selma; e de Administração e Gestão de Pessoas, Lucivane Freitas.

As mulheres puderam acompanhar uma palestra de conscientização à prevenção e também de esclarecem suas dúvidas. De acordo com a palestrante e coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Jacileide Cândida, o foco é a prevenção no sentido de alerta quanto à importância do diagnóstico precoce. “As explicações têm o intuito, ainda, de desmistificar possíveis barreiras criadas pelas mulheres e simplificar questões que impedem que elas façam os exames”, ressaltou Cândida.

Além das informações, as servidoras receberam uma carteirinha específica para agendamento e resultados de exames e anotações sobre o ciclo menstrual. A secretária da Mulher, Ana Selma, destacou o presente como uma forma de estimulá-las à prevenção, e lembrou que a preocupação em realizar o evento está em torno também do quantitativo maior de mulheres no quadro de servidores municipais.

Durante a palestra, foram citados os estágios de gravidade dos cânceres, os endereços das clínicas específicas para cada exame e a importância da realização do auto-exame e do exame clinico, antes mesmo da momografia. No caso do câncer do colo do útero, da preocupação da execução do exame anualmente.

O evento iniciou o ciclo de ações, a serem desenvolvidas para as mulheres no município até o mês de outubro, que fazem parte do termo de adesão da cidade em relação ao programa Federal de Equidade de Gêneros. O próximo evento acontece na próxima terça-feira (23), na sede do Palácio da Batalha. Na solenidade, haverá a assinatura simbólica do prefeito, selando um compromisso junto aos homens de Jaboatão pela inserção na campanha do Laço Branco – defendida pela ONG Papai- que luta contra a violência da mulher.




Por: Mônica Gominho em 18032010 às 17h13

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial