Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

09 março 2010


Mulheres jaboatanenses caminham rumo à garantia de seus direitos
O grupo saiu da Delegacia da Mulher, em Massangana, rumo ao Palácio da Batalha


Centenas de mulheres participaram, nesta segunda-feira (08/03), de uma caminhada em comemoração aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher. O grupo saiu da Delegacia da Mulher, em Massangana, rumo ao Palácio da Batalha onde uma festa com show da cantora Irah Caldeira as aguardava. Ao chegarem ao local, foram lidos os nomes e idades das mulheres assassinadas no município em 2010, enquanto o público silenciava em sinal de protesto pelo fim da violência.

“O 8 de março hoje representa para nós 100 anos de lutas pela independência, pela busca da igualdade de direitos”, conta Neide Silveira, representante do movimento de mulheres. “São 100 anos paralelos ao machismo que violenta, machuca, prejudica humilha, maltrata e até mata”, enfatizou Neide. Na multidão, mulheres carregavam cartazes com reivindicações e os nomes de suas comunidades, para marcar ali a sua presença. Grupos de idosos também participaram provando que cidadania e vontade de fazer um mundo melhor não têm idade.

“Travamos uma luta gigantesca que está apenas começando”, afirmou a secretária Especial da Mulher do Jaboatão, Ana Selma dos Santos. “Mas é importante celebrar cada uma das nossas conquistas. É importante celebrar nossa inserção na política, embora ainda sejamos sub-representadas, e no mercado de trabalho, embora ainda tenhamos salários menores”, disse Ana Selma. “Hoje me sinto mais fortalecida porque as mulheres jaboatanenses vieram as ruas não apenas celebrar, mas também levantar as mãos e dizer: Basta de violência contra a mulher”, finalizou a secretária.

Para o prefeito Elias Gomes, é fundamental apoiar a luta das mulheres pois não haverá uma sociedade justa, enquanto não houver o respeito pleno aos direitos das mulheres. “Os homens precisam ter em mente que quando as mulheres se organizam em movimentos sociais elas não travam uma luta das mulheres contra os homens”, assegurou o gestor. “É uma luta das mulheres contra a injustiça e a impunidade, em favor do bem, da justiça, da paz e do amor”, esclareceu.

Laço Branco

Como forma de reafirmar esse compromisso com a defesa dos direitos das mulheres a Prefeitura realiza, no dia 23 de março, um ato de adesão do prefeito, vice-prefeito, secretários, gerentes e técnicos à Campanha do Laço Branco. O evento acontecerá a partir das 9h, no Palácio da Batalha. A campanha tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.



Por: Monaliza Brito em 09032010 às 08h51

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial