Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

05 agosto 2006

ANA SELMA PEDE CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Na última quinta-feira, dia 03/08/2006, a Vereadora Ana Selma deu entrada na Câmara Municipal, em um Projeto de Lei que "cria o Serviço de Orientação Profissional nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho."
Confira o conteúdo do Projeto, que está para análise do legislativo local.
"Numa sociedade cada vez mais complexa e em rápida mudança, em que constantemente novos desafios se apresentam para os jovens, em particular na construção de seus projetos de vida, o sucesso e satisfação nos domínios da formação e do trabalho são elementos importantes para o bem estar e para o seu desenvolvimento pessoal, social e econômico.
Por isto, apresentamos esse Projeto de Lei, o qual tem como objetivo a inclusão do Serviço de Orientação Profissional para os adolescentes da Rede Municipal de Ensino, baseado no que preconiza a Constituição Federal no seu Art. 205 e a LDB no seu Art. 39, que asseguram as formas de educação para o trabalho, a ciência, a tecnologia e a qualificação dos alunos adolescentes que tem dúvidas sobre qual profissão escolher, tanto no que se refere aos técnicos, como para a Universidade.
Neste sentido, alguns autores apontam a escola como um novo espaço de reflexão dessa iniciativa para formação desse serviço para os adolescentes, passando esta a orientar seus alunos, cumprindo uma tarefa que antes era destinada às famílias.
Agora, a escola passa a ter a tarefa de clarificar a relação entre desenvolvimento de carreira e experiências escolares, fazendo essa transição da escola para o trabalho, abordando a importância das teorias de escolha e da orientação profissional, para a transição feita da escola, para o mercado de trabalho.
Entretanto, esse Projeto de Lei, não tem como finalidade, fazer com que a escola determine as escolhas vocacionais, ou projetos profissionais, mas o de possibilitar aos estudantes informações sobre o vasto leque de profissões, tantos as tradicionais, como as novas atividades que podem ser exercidas além do mercado formal, seguindo a linha do empreendedorismo.
Nesta direção, esse Projeto de Lei, visa estimular a Secretaria Executiva de Educação a orientar as escolas públicas municipais para a construção de uma prática pedagógica que integre os conteúdos básicos da formação geral humanística e científica para o mundo do trabalho, fazendo com que os alunos possam interagir na realidade social.
Isto por que alguns estudos científicos apontam a insuficiência de intervenção das escolas públicas na preparação dos jovens para o mundo do trabalho, que é essencial para o pleno exercício de sua cidadania. Para isso, a escola precisa subsidiar os professores e alunos, para que possam reconhecer suas potencialidades no mundo em que vivem, conhecer quais os cursos profissionalizantes existentes, que conteúdos sobre as práticas profissionais e a concorrência no mercado de trabalho estão na ordem do dia.
Por isso, esse Projeto de Lei, extrapola o ambiente interno da escola - interagindo necessariamente com outras instituições afins - são requeridos processos de capacitações sistemáticas e orientações a todos os envolvidos no ensino-aprendizagem e, em nosso Município, já existe na rede, profissionais com formação de práticas de gestão para o trabalho que poderão ser os precursores deste novo modelo de participação e execução de suas funções sociais na formação integral dos alunos da rede municipal de ensino.
E nesse modelo, os professores poderão trabalhar com seus alunos a escolha escolar e profissional articulando o sentido dos conteúdos apreendidos nas outras disciplinas dos conteúdos básicos com a aplicação na vida profissional e apontar caminhos para um projeto de vida em bases mais justas, assim como apostando nas potencialidades das novas gerações na implementação dos processos de mudanças.
Por que, é investindo no projeto de vida de uma geração, de uma cidade ou de uma nação que inserimos os jovens para o mundo do trabalho, conforme preconiza a Constituição Federal."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial