Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

28 julho 2009

Prefeitura orienta ex-catadoras do Lixão da Muribeca
O atendimento acontece na regional Muribeca a partir das 8h30

As 105 mulheres que trabalhavam no Lixão da Muribeca receberão, nesta sexta-feira (24), instruções do processo de atividades profissionalizantes e sobre o curso de gênero que elas participarão na próxima segunda (27). O acompanhamento acontece, às 8h30, na regional Muribeca e terá no comando as Secretarias de Meio Ambiente e da Mulher.

Durante as orientações, as trabalhadoras preencherão uma ficha com alguns dados pessoais. “Através dessas informações teremos um controle da situação de vida de cada uma”, aponta a coordenadora de Gestão Institucional da Secretaria da Mulher, Laura Pereira. Ela ainda explica que dentro das atividades práticas, 23 mulheres serão encaminhadas para postos de saúde, 54 inseridas em escolas e 28 irão realizar produção de vassouras e artesanatos.

Nesse procedimento, as catadoras prestarão serviço nesses locais 4h diárias, três dias por semana. Para o grupo integrado na fabricação de artesanatos e vassouras, a Prefeitura oferecerá um espaço destinado à comercialização desses produtos. De acordo com Laura Pereira, paralelo às atividades profissionalizantes, elas já estão tendo um dia de capacitação coletiva e na próxima segunda (27) terão outra manhã reservada as aulas do curso de gênero.

Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, cidadania, orientação sexual e reprodutiva, fazem parte dos temas abordados no curso específico.

Hoje (22) pela manhã, 50 homens dos 149 que fazem parte do processo de capacitação junto às mulheres, começaram as atividades profissionalizantes com varrição de ruas de baixo tráfego, dos bairros de Vista Alegre e Alto do Reservatório. Eles foram instruídos durante quatro horas pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, Habitação e Saneamento junto às empresas que fazem a limpeza no município.

Por: Mônica Gominho em 23072009 às 16h33


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial