Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

23 julho 2009

Prefeitura realiza encontro com ex-catadoras
Na reunião, as mulheres foram orientadas das atividades que farão parte

A sede da regional da Muribeca foi o cenário utilizado pela Prefeitura, nesta quarta-feira (22) para promover uma manhã de discussões com 105 mulheres, ex- catadoras do Lixão da Muribeca. O encontro propiciou um primeiro contato específico, com orientações sobre o direcionamento das atividades extras que todas participarão a partir da próxima segunda (27). O encontro teve a participação de representantes da Secretaria da Mulher e de Meio Ambiente.

A coordenadora de Gestão Institucional da Secretaria da Mulher, Laura Pereira, explica que além da capacitação coletiva que iniciou na semana passada, elas passarão por atividades profissionalizantes e terão um curso extra de gênero focado na discussão de situações peculiares à mulher. “Por meio desse espaço iremos debater temas sobre saúde sexual e reprodutora, cidadania, Lei Maria da Penha, os índices de violência doméstica, a questão da auto-estima, entre outros”, destacou.

Das 105 mulheres, 28 serão iniciadas na produção de vassouras e peças de artesanato, 23 inseridas em escolas e 54 em postos de saúde, todas para prestação de serviços nas áreas de atendimento, limpeza e merenda. As ex-catadoras seguirão uma programação semanal contendo uma manhã de capacitação, outra com orientação de gênero e os três dias restantes em atividades práticas. Todas tendo uma carga horária de 4 horas.

A ex-catadora, Maria Helena Menezes, que trabalhou no Lixão há 25 anos, concorda com a nova realidade e expressa com um sorriso no rosto a felicidade que está sentindo em poder participar do Programa. “Estou amando. Será um trabalho limpo, honesto, que não precisamos ter vergonha. Quero aprender de tudo”, disse. Em relação ao fechamento do Lixão da Muribeca, ela ainda comenta que foi a melhor coisa que aconteceu. “Longe de lá teremos a oportunidade de crescer de forma melhor”, completou.

Laura Maria das Candeias, também ex-catadora, fala que essa oportunidade, confirma o compromisso do Prefeito em tudo que disse. “Assim estamos mais protegidos. Vou aproveitar para terminar meus estudos, porque agora terei mais tempo”, conta. De acordo com a coordenadora Laura Pereira, essas mulheres serão incentivadas ao universo das salas de aulas. “As que forem analfabetas, a partir da semana seguinte irão ser estimuladas a participarem do Programa Federal Brasil Alfabetizado”, destacou.

Por: Mônica Gominho em 22072009 às 15h33


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial