Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

27 outubro 2009

Secretaria de Meio Ambiente abre portas para curso de qualificação
Temas como lixo orgânico e seco foram discutidos

Depois da aula inaugural na última sexta (23), as 300 pessoas inscritas no Programa Municipal de Qualificação Construindo uma Vida Nova iniciam nesta semana os dois módulos: básico (igual para todos) e o específico nas áreas de agente ambiental, construção civil e serviços gerais. Na manhã de hoje (26), 46 alunos – cota referente à Secretaria de Meio Ambiente -tiveram a primeira aula da grade especial e já puderam conferir temas como lixo orgânico e seco e formas de incentivar a população quanto à coleta seletiva na cidade.

Aluna do curso, Alcindra Domingos, 28 anos, satisfeita com a oportunidade de participar, destacou a alegria “por ser uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho”. Ela escolheu a área ambiental, porque acredita na melhoria da cidade com o sistema de coleta seletiva. “Vou informar as pessoas do valor que esse processo seletivo vai trazer na saúde, na economia e para o desenvolvimento do Município e do País”, disse.

Chefe do núcleo de Meio Ambiente, Valdir Benevides, explicou que nesta semana os alunos terão aulas até quinta-feira, como uma espécie de intensivo para que eles possam já começar a executar as orientações sobre coletiva seletiva nas residências a partir da terça-feira (3/11). “Nosso objetivo é prepará-los e torná-los nosso ponto de comunicação com a população, orientando e fiscalizando”, ressaltou. Eles irão realizar a prática de segunda à quarta. Nas quintas terão aulas da grade ambiental e nas sextas, todos os 300 participantes passarão pelo módulo básico. O curso durará seis meses, com quatro horas semanais e uma bolsa mensal de R$ 200 reais.

Em meio a uma maioria de mulheres, um dos poucos homens da turma o aluno Marinaldo Inácio da Silva, 38 anos, afirma que vai aproveitar a oportunidade para aprender muito e cooperar com a Prefeitura nessa luta. “Vou aproveitar a novidade, porque nunca tivemos uma chance dessas”, contou. Em relação à situação do lixo em Jaboatão, ele apontou que a coleta seletiva irá reformar a maneira como os resíduos são tratados. “Aqui deixará de ser lixo em todo canto e de qualquer forma”, disse.

No módulo básico, em que participam as secretarias de Juventude, Promoção Humana e Assistência Social, Meio Ambiente e da Mulher, os alunos receberão aulas sobre direitos humanos, protagonismo juvenil, formação de gênero, coleta seletiva, entre outros. Participam moradores do município, com baixa renda e que estivejam fora do mercado de trabalho. A secretária da Mulher, Ana Selma, já organiza a abertura de novas turmas, com a conclusão desta.

Por: Mônica Gominho em 26102009 às 17h07

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial