Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

26 outubro 2009


Prefeitura com Você, versão Rural, atraiu 500 famílias

Vice-prefeito Edir Peres e secretários anunciaram benefícios para a população

O domingo (25), pela manhã, foi de festa para as 500 famílias residentes no Engenho Camaço e em mais sete outros engenhos próximos, durante a estréia da versão rural do Prefeitura Com Você, que foi realizado na Regional Jaboatão Centro.O vice-prefeito Edir Peres e os secretários abriram a solenidade, em seguida houve a entrega de 12 certificados do curso de Apicultura(criação de Abelha). “A Zona Rural também é uma das prioridades do governo municipal, já que ocupa mais de 50 % da área do município”, salientou o vice-prefeito. Segundo Edir Peres é preciso promover o incentivo, a produção e a diversificação de atividades agrícolas, para que o homem do campo jaboatanense não fique dependendo, apenas, da cultura da cana de açúcar, já falida e estagnada.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jackson Rocha anunciou aos moradores do Engenho Camaço que até o próximo final de semana, máquinas com implementos agrícolas deverão ser enviadas para a localidade, com o objetivo de tratar a terra e escoar a produção deles. Esta será a primeira região do município, a ser beneficiada com a ação. Jackson citou, também, o Programa de Aquisição de Alimentos como outra oportunidade de negócios para os agricultores do local. “Jaboatão consome muito do que é produzido em outras regiões, porque não consumir o que é comercializado e produzido aqui”, indagou Rocha.


“Nenhum outro gestor público da cidade chegou tão perto da população agrícola, para fazer algo por ela, quanto Elias Gomes”, opinou o gerente da Regional Jaboatão Centro, Carlos Novaes. Essa também era a opinião dos moradores da comunidade, que participavam do evento. O agricultor Amaro da Silva, por exemplo, enquanto se submetia ao teste de diabetes, afirmou que eles eram esquecidos pelos antigos gestores de Jaboatão. Já Ednaldo de Barros, agricultor, satisfeito por ter seu cabelo cortado de graça, disse que é a primeira vez que um prefeito faz algo por eles.


Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura, aconteceram um campeonato de futebol livre, onde houve a distribuição de medalhas e troféus, e a presença. dos personagens Maria Cilibrina e a burrinha Calú,divulgando as ações da Secretaria da Mulher. Ocorreu, ainda, a implantação do projeto piloto ”Piscicultura em Tanques de Rede”, que consiste na criação de Tilápias; visitas as hortas comunitárias da região, o início da 2ª fase de vacinação do gado contra febre aftosa e o plantio de 150 mudas arbóreas, em torno do açude Camaço para fins de reflorestamento. Além da oferta de serviços, como emissão de documentos, corte de cabelo, manicure, aferição de pressão, vacinação, orientação jurídica, primeiro cadastro do Bolsa Família, inscrição do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e cadastramento de currículo na Agência do Trabalhador.


Por: Ana Paula Carlini em 26102009 às 10h58

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial