Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

03 novembro 2009



População negra tem tarde de promoção da saúde

A comunidade de Vila Rica foi o palco da ação comemorativa do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra em Jaboatão dos Guararapes. A Prefeitura promoveu, nesta quinta-feira (29/10), uma tarde de atividades como palestras educativas, atendimento jurídico, emissão de primeira e segunda via de documentos, e orientação aos consumidores e beneficiários de programas sociais no Templo Espírita Ubirajara.

“Nós mulheres negras precisamos muito de momentos como este, onde temos acesso a serviços e orientação sobre nossa saúde”, disse a mãe de santo Gilvanice Conceição de Lima, responsável pelo espaço. A escolha de um terreiro para efetivar a ação foi um pedido do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Para Gilvanice, a escolha reflete o respeito pelas religiões afro-brasileiras, não apenas por parte do poder público, mas também na própria comunidade. “Nunca sofri nenhum tipo de preconceito dentro da minha comunidade. Respeitamos nossos vizinhos e somos respeitados por eles”, assegurou Gilvanice.

Maiara Carla Vasconcelos, 16 anos, esteve com avó no local para tirar sua primeira Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). “Como moro aqui perto, aproveitei a oportunidade para tirar o documento, e vou ficar para assistir as palestras”, conta a jovem.

A secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos, esteve presente ao evento para debater com as mulheres do terreiro questões ligadas ao empoderamento, autonomia e relações de gênero. “As mulheres que comandam os terreiros em geral tem também uma liderança na comunidade onde vivem”, explica Ana Selma. “Se agregarmos a esse poder político que elas exercem outros elementos de difusão de direitos, teremos condições de potencializar ações de promoção da cidadania”, completa.


Por: Monaliza Brito em 29102009 às 16h47

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial