Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

31 maio 2010

Caravana da Mulher: Beleza, saúde e cidadania chega no Conjunto Muribeca

No dia 28 de maio a Caravana da Mulher: Beleza, saúde e cidadania chegou no Conjunto Muribeca para comemorar o Dia Intenacional de Ação Pela Sáude da Mulher.

O Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, 28 de maio, foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, em 1984, na Holanda. Foram relatados os índices de morte materna no Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos. Este fato apareceu como uma realidade cruel na vida das mulheres no mundo inteiro.
No calendário brasileiro este dia é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

A Caravana chegou em Muribeca para promover políticas públicas para as mulheres, esta ação é uma promoção destes direitos. Passamos uma tarde dialogando com as mulheres, além de dispor de serviços, como: Teste rápido de HIV/AIDS, teste rápido de glicose, aferição de pressão, citológia oncótica (prevenção do colo uterino), exame clínico de mama, Procon, CRAS, corte de cabelo, escova, manicure e limpeza de pele. Distribuimos folhetos educativos sobre a importância da data símbolo e sobre dados da saúde da mulher, com foco no câncer de mama e de colo uterino, pois são os mais comuns entre as mulheres e os que tem meios possíveis para detecção prévia.

Esta ação foi uma parceria da Secretaria Especial da Mulher com a Secretaria de Saúde, de Administração e de Mobilização Social.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial