Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

22 junho 2010




Município desenvolve ações de igualdade de gênero nas escolas
Objetivo é promover Dia Internacional por uma educação não-sexista


Em comemoração ao Dia Internacional por uma Educação Não-Sexista, a Secretaria Especial da Mulher do Jaboatão dos Guararapes realiza, nesta segunda-feira (21/06), uma visita à Escola Visconde de Suassuna para debater junto aos alunos os papéis socialmente atribuídos a homens e mulheres no âmbito escolar. A ação faz parte de um projeto elaborado em parceria com a Secretaria de Educação que tem como objetivo somar esforços na luta pela igualdade de gênero e desconstruir as desigualdades a partir do estímulo ao debate nas escolas.

Está sendo agregada a proposta curricular das escolas locais a transversalidade de gênero, através de discussões, debates e distribuição de material educativo. Além de debater a questão de gênero nas escolas, os alunos receberão marcadores de livros ligados ao tema. “A educação não-sexista contribui para que a gente veja meninas e meninos com os mesmos direitos que merecem as mesmas oportunidades, independente de ter nascido com o sexo masculino ou feminino”, explica Rebeka Oliveira, chefe do núcleo de Planejamento e Execução do Calendário das Datas Símbolos e Campanhas de Prevenção e Combate a Violência Contra a Mulher. “E a escola tem um papel relevante nessa construção”, completa Rebeka.

A data surgiu em setembro de 1990, durante o Encontro de Mulheres do Cone Sul, no Paraguai, com o tema "A construção da identidade da mulher como uma contribuição aos processos de democratização nos paises do Cone Sul". Durante as atividades do encontro surgiu a proposta de desenvolver uma ação comum: a realização de uma jornada anual, no dia 21 de junho, com o tema "Trabalhemos por uma educação humana não-sexista".



Por: Monaliza Brito em 21062010 às 10h47

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial