Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

17 novembro 2010


Curso Mulher e Poder é oficialmente lançado em Jaboatão

Objetivo é incentivar a ampliação da participação feminina nas esferas de poder


Uma ação realizada na tarde desta sexta-feira (12/11), no auditório da Faculdade Guararapes, lançou dois importantes projetos da Secretaria Especial da Mulher do Jaboatão dos Guararapes: o ciclo de plenárias de discussão do I Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e o lançamento oficial do curso Mulher e Poder. O evento contou com a participação da secretária da pasta, Ana Selma, do prefeito Elias Gomes, da secretária da Mulher do Governo do Estado, Cristina Buarque e representantes da sociedade civil, dos partidos políticos locais e da Faculdade Guararapes, parceira do projeto.

O objetivo do curso é realizar a formação de 120 mulheres na perspectiva de contribuir para fortalecer e ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. “Estar presente nestes espaços é essencial para legitimar a participação efetiva das mulheres dentro da democracia”, afirmou a secretária Ana Selma. Inicialmente, serão duas turmas de 60 mulheres cada, mas a intenção do Governo Municipal é formar replicadoras que possam levar a capacitação para as 6 regionais, constituindo turmas menores para discussão do tema.

Em carta enviada ao Município, a secretária da Mulher do Governo Federal, Nilcéa Freire, parabenizou a prefeitura pela iniciativa e as mulheres jaboataneses pela oportunidade de terem esse espaço de discussão tão importante. “Pela primeira vez temos uma mulher eleita como presidente da República. É um fato importante, mas não podemos esquecer que as mulheres ainda representam apenas 11% dos membros do congresso nacional e, em média, 12% dos membros de Assembléias Legislativas estaduais”, enfatizou no texto.

A secretária Cristina Buarque, também citou o fato de termos uma mulher na presidência, mas destacou que só isso não é suficiente. “É uma conquista significativa para as mulheres, mas o quão significativa esta conquista será daqui por diante depende de ações como esta, que fortaleçam a participação feminina desde as bases”, assegurou Cristina.

Para o prefeito Elias Gomes, o momento é de esperança. “Quero ver as mulheres de Jaboatão se organizando para participar das diversas instâncias de poder, desde o local, nas associações e entidades da sociedade civil, até instâncias como a Câmara Municipal, que hoje não conta com nenhuma mulher eleita”, afirmou o prefeito. “E tenho fé que estamos no caminho certo para chegar lá”, completou o gestor, que, apenas em seu primeiro escalão, conta com oito mulheres – secretárias de Obras e Manutenção; Gestão de Pessoas e Administração; Saúde; Educação; Apoio Institucional e Gestão Estratégica; Promoção Humana e Assistência Social; Mobilização e Especial da Mulher.

Plano participativo

Também foi realizada nesta tarde a plenária de abertura do ciclo de discussões para a implantação do I Plano Municipal de Políticas para Mulheres do Município (PMPMJG), que tem como objetivo uma melhor adequação e uso dos vários instrumentos no planejamento de metas que tenham alcance a médio e longo prazos. “Optamos por construir o plano de forma coletiva e compartilhada”, explica a secretária Ana Selma. As propostas de metas serão colhidas na plenária de abertura e em outras seis plenárias regionalizadas e servirão de referência para um documento que formalizará o Plano através de um decreto do prefeito.

Por: Monaliza Brito em 12112010 às 16h39

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial