Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

05 novembro 2009


Mulheres jaboatanenses preparadas para mercado de trabalho
Cursos foram de Gestão Ambiental, Associativa, Cooperativismo e Associativismo

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quarta-feira (4), a entrega dos certificados das cem mulheres que concluíram, no fim do mês passado, cursos de Gestão Ambiental, Gestão Associativa, Cooperativismo e Associativismo. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores e foi organizado pelas equipes das Secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A abertura contou também com a presença do vice-prefeito, Edir Peres, que parabenizou o esforço de todas. “Faz parte da meta do Governo Municipal, capacitar homens e mulheres para uma vida melhor”, ressaltou.

As capacitações fazem parte do Programa Federal do Plano Territorial de Qualificação (Planteq). De acordo com a chefe de núcleo da Secretaria da Mulher, Margaret Calado, esses cursos são desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e foram oferecidos a essas mulheres com o intuito de prepará-las para o mercado de trabalho. Para isso, elas puderam ter conhecimento de como organizar uma pequena empresa, visão de grupo, mercado, entre outros assuntos.

“Agrupamos mulheres também que já desenvolvem algum produto. Queremos facilitar o acesso delas nesse comércio, fortalecendo a produção e qualidade dos seus produtos”, destacou Margaret Calado. Durante a solenidade, a gerente de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura, Akemi Morimura, destacou a evolução do mercado de trabalho formal em Jaboatão e propôs que todas pensassem no desenvolvimento das atividades delas daqui para frente.

Para uma das concluintes, Doralice Maria de Lima, 28, essa foi uma oportunidade de ter independência. “Agora já estou ganhando um dinheiro, vendendo as sandálias artesanais que produzo. Foi uma iniciativa muito boa”, contou. Elina Rodrigues, 53anos, foi aluna da turma de Gestão Ambiental e disse que com a capacitação começou a enxergar melhor a importância da mulher no trabalho. “Uma das coisas vistas nas aulas foram as explicações sobre a Lei Maria da Penha. Hoje sei dos meus direitos, e não vou deixar que o machismo atrapalhe a minha vida”, afirmou.

Na Câmara de Vereadores, "A inserção da Mulher no Mercado de Trabalho" foi tema de palestra ministrada pela coordenadora de Qualificação Profissional, Maria José Lira. Além disso, os artesanatos produzidos por parte de algumas mulheres estavam expostos e à venda. Os cursos tiveram início em setembro, com uma carga horária de 200 horas.
Por: Mônica Gominho em 05|11|2009 às 04h35

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial