Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

22 novembro 2010

Jaboatão engajado em campanha
pelo fim da violência
contra as mulheres

No munícípio as atividades serão iniciadas no dia 20 de novembro


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes já definiu uma participação ativa na Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, realizada em todo o mundo entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro. No Brasil, a data inicia mais cedo, no dia 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. A cidade segue esse calendário, abrindo as atividades durante as comemorações do Dia da Consciência Negra das 9h às 17h do dia 20, em frente à Igrejinha de Piedade.

A edição 2010 da campanha aborda a responsabilidade das sociedades e dos governos no reconhecimento, na prevenção e na erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres. Segundo dados do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem/2009), a violência contra as mulheres é um fenômeno queatinge pelo menos uma em cada três mulheres, adolescentes e meninas no mundo. Na América Latina e no Caribe, esse número atinge entre 25% e 50% das mulheres.

Uma pesquisa realizada em 2010, pelo Data Senado, apontou que entre os tipos de violência sofrida, as mais predominantes são a física (55%), a moral (16%) e a psicológica (15%). Segundo levantamento da Fundação Perseu Abramo promovido em 2002, no Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é espancada pelo marido ou companheiro.

A organização das atividades alusivas à campanha é de responsabilidade da Secretaria Especial da Mulher.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial