Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

22 novembro 2010


Secretaria Especial da Mulher
faz homenagens no Dia
da Consciência Negra

O encontro aconteceu no Espaço Praia Vida, em Piedade


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Especial da Mulher, realizou, no último domingo (21/11), no espaço do Praia Viva, em Piedade, o encontro pelo fim da intolerância religiosa e pelo respeito às religiões de matrizes africanas.

A secretária Especial da Mulher Ana Selma Santos, enfatizou a importância do papel da mulher, em particular, das mães de santo, que enfrentaram a perseguição religiosa e que ainda hoje lutam para professar a sua fé, diante de uma sociedade que ainda discrimina quem pratica a religião de matriz africana.

Como forma de reverenciar a força dessas mulheres, Ana Selma Santos prestou uma homenagem a mãe de santo, Iá Francisca de Oxum, do terreiro Ilê Axé de Xangô, Cajueiro Seco, que dedicou a sua vida para preservar a religião de sua ancestralidade.

As pessoas presentes receberam panfletos sobre o tema do encontro, e foram convidadas a fazer a sua parte. O objetivo foi de contribuir com a transformação dessa realidade e caminhar na construção de uma sociedade fundada em valores que fortaleçam o respeito à diversidade religiosa, aos direitos humanos e a uma cultura de paz.

O evento contou com a participação do Maracatu Nação Xangô Alafin, coordenado por Levi, e pelo grupo de Afoxé Ase Kawo Kabiyesile, coordenado por Samuel da Luz, ambos da comunidade de Cajueiro Seco.



Por: com colaboração de Manina Aguiar em 22112010 às 15h52

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial