Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

22 agosto 2011




Jaboatão promove 3ª Conferência Municipal da Mulher




Os debates ocorreram nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no Hotel Golden Beach, em Piedade
A realização de uma conferência sobre a mulher, reflete em mais um avanço que a atual gestão está tendo no município, já que a última foi realizada em 2007. Isso mostra que estamos preocupados em fortalecer ainda mais as políticas públicas para as mulheres”, disse a secretária Executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma.
Com a temática “Construindo uma vida nova com igualdade e autonomia”, foi realizado entre os dias 19 a 21 de agosto, no Hotel, Golden Beach, em Piedade, a 3ª Conferência Municipal da Mulher. Os três dias de debates contaram com a participação de 168 delegadas (eleitas nas Pré-Conferências Regionais), 24 representantes da Prefeitura, 12 conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, 46 convidadas e secretárias da gestão e de outros municípios. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Elias Gomes.
Em seu discurso, a secretária da Mulher e presidente do Conselho da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, reconheceu o trabalho que Jaboatão dos Guararapes está realizando. “É uma atividade em conjunto com o Estado, que está gerando resultados. Um espaço que o prefeito Elias Gomes abriu e estamos fortalecendo essa parceria”, ressaltou Cristina.
“Este momento é uma oportunidade de as mulheres avaliarem os serviços existentes. Diante das necessidades locais, o encontro tem o objetivo de saber onde o poder público deve estar presente, trabalhando com o foco no enfrentamento à violência contra a mulher”, contou a gestora do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco (DPMUL), Lenise Valentim, sobre a importância de debater o assunto com as jaboatanenses.
A agente comunitária de Saúde (ACS) de Jaboatão Centro, Marli Galdêncio, resume a Conferência em uma única palavra: aprendizado. “Foram três dias bastante produtivos, pois, demos a nossa parcela de contribuição, para fomentar as ações voltadas para as mulheres. Foram informações que só tem a complementar os nossos conhecimentos”, salientou.
Segundo o prefeito Elias Gomes, “é preciso que todo o município participe de debates como esse, para que o cidadão desperte o seu papel de colaborador. É a cidade somando as forças de todos, uma cidade que respeita os direitos e as escolhas das pessoas”, pontuou Elias e completa que o município possui órgãos para lutar pelos direitos das mulheres, como o Centro Maristela Just e a Delegacia Especializada da Mulher.
Durante a IIIª Conferência, foram eleitas 21 delegadas que representarão o município na Conferência Estadual da Mulher, que ocorrerá no período de 24 a 26 de outubro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial