Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

28 setembro 2011



Conferência LGBT é realizada pela primeira vez em Jaboatão dos Guararapes

O encontro reuniu vários representantes de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT, e promoveu o debate de políticas públicas para esse segmento.

Com o tema “Por um Jaboatão livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT”, cerca de 150 jaboatanenses se reuniram neste sábado (24/09), na casa de recepções Portal do Mar, em Piedade, para discutir propostas de políticas para públicas para este segmento, na primeira Conferência sobre LGBT.

A abertura oficial foi feita pelas secretárias de Promoção da Cidadania de Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma e executiva de Segurança Cidadã e Direitos Humanos, Karla Menezes; e pelos representantes do Sistema Estadual de Proteção à Pessoa, da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado e do Movimento Homossexual de Artistas de Jaboatão dos Guararapes (MAJG).

Destacando que, entre as prioridades do Governo Municipal de Jaboatão, está o desenvolvimento de políticas públicas para o cumprimento dos direitos humanos, a secretária de Promoção da Cidadania, Ana Selma, dirigiu-se aos presentes na Conferência. “Esse encontro é mais um passo importante para a promoção da cidadania. É obrigação e dever de todos nós desconstruir o preconceito e estimular paradigmas de respeito humano”, enfatizou Ana.

De acordo com a secretária executiva de Segurança Cidadã e Direitos Humanos, Karla Menezes, o ineditismo desse ato, consiste no fato de ser a primeira Conferência Municipal sobre LGBT, diferente das estâncias estadual e nacional que caminha para a segunda edição. “Esse evento indica o fortalecimento da integração nas ações municipais para avançarmos no diálogo e conseguirmos propor políticas públicas”, destacou.

Para o representante do Sistema Estadual de Proteção à Pessoa, da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Rhemo Guedes, a realização dessa Conferência significa um avanço para Jaboatão dos Guararapes. “A realização desta Conferência é uma demonstração do quanto essa gestão tem dado atenção aos grupos discriminados, em especial ao segmento LGBT. Além disso, é uma ótima oportunidade para transversalizar diferentes temáticas e repensar os locais que devem ser revisitados para esclarecer os jovens e combater a homofobia”, afirmou.

O encontrou contou com uma mesa redonda para debater o tema da Conferência, com representantes dos institutos Sois e Leões do Norte. Em seguida, grupos foram formados para debater temas como saúde, educação, justiça, emprego, renda e outros, para a elaboração de um documento único contendo propostas. Ao final, 21 delegados foram eleitos para representar o município na 2ª Conferência Estadual, que vai se realizar nos dias 04 e 06 de novembro.

MILITÂNCIA

O primeiro pernambucano homossexual do segmento drag queem que recebeu uma pensão por morte do companheiro, Sérgio Steffano (Sarita Metálica), 48, maquiador e cabeleireiro, também participou da primeira Conferência Municipal sobre LGBT. Militante na luta contra a homofobia, Sérgio foi indenizado pelo homicídio contra o companheiro que estava a caminho do trabalho, em março deste ano. “Lutei para receber a pensão porque eu tinha uma união estável com ele, há 17 anos. Mais do que isso, a nossa luta é contra a homofobia”, relatou.

Para a integrante do movimento “Mães pela Igualdade”, Eleonora Pereira, que deu o seu depoimento na Conferência de Jaboatão dos Guararapes, perder o filho Ricardo Pereira, 24, num homicídio, impulsionou a lutar contra o preconceito e a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. “Para mim, dar uma ressignificação à morte do meu filho, foi a saída que encontrei para que outros jovens também não sejam mortos por terem uma outra opção sexual”, declarou. “Por isso, esse movimento tenta conscientizar as mães para acolherem os filhos e não discriminá-los”, completou Eleonora.

De acordo com Lucas Barros, integrante do Movimento Homossexual de Artistas de Jaboatão dos Guararapes (MAJG) e um dos organizadores da primeira Conferência de Jaboatão sobre LGBT, a realização deste encontro também tem como proposta a organização desse segmento no município. “O movimento de Jaboatão dos Guararapes é muito desarticulado. A realização deste evento também promove a criação de uma identidade local. Afinal, essa organização é necessária para debater a realidade do município e assim, combater a violência e o preconceito”, afirmou.

25/09/11| Por: Rose Albuquerque, em Promoção da Cidadania

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial