Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

30 setembro 2011


Centro de Referência da Mulher Maristela Just comemora um ano

Cartilha sobre os tipos de violência feminina e orientações foi entregue no evento

Para comemorar um ano de inauguração do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, em Massangana, Jaboatão dos Guararapes, a equipe reuniu autoridades e mulheres do município para entrega de cartilha sobre violência feminina. No encontro, vídeo com fotos das ações, além de homenagens e lanche para celebrar a data. Estiveram presente no local o filho de Maristela Just, Zaldo Neto, os pais e duas irmãs da mulher que foi vítima de violência doméstica e virou ícone contra esse tipo de crime.

“Vejo com alegria a homenagem do centro com o nome da minha mãe. Espero que os números caiam, que cheguem, um dia, a zero atendimento, pois será um sinal de mudança de comportamento da sociedade, especialmente dos homens ”, relatou Zaldo Neto, que junto à família demonstrou bastante emoção na cerimônia. O vice-prefeito, Edir Peres, comungou com a opinião de Zaldo e fez uma saudação especial à família. “Quem passa por essa dor, nunca se esquece”, disse. “Aproveito e faço uma convocação para que os homens participem desses encontros, que aprendam e mudem seus modos de pensar e agir com as mulheres”, enfatizou o gestor.

Apesar do desafio, a confiança em resultados e no trabalho é o que prevalece entre os profissionais envolvidos na questão da violência doméstica. “Dentro das políticas públicas sociais, a da mulher é um grande desafio, pois lidamos com mudança de comportamento e cultura. É preciso sensibilizar as pessoas para que os serviços funcionem. Essa é a preocupação da Prefeitura, que vem implantando em Jaboatão esse movimento”, disse a secretária executiva da Mulher, Socorro Rodrigues. “A cartilha é um instrumento de mobilização, com dicas e instrução sobre a violência à mulher e trás, por exemplo, explicação sobre os tipos de agressão”, explicou.

Ana Selma Santos, secretária de Promoção e Cidadania, fez questão de homenagear as mulheres que foram vítimas de alguma agressão ou ainda se encontram em situação delicada. “Meu abraço solidário e com respeito a quem sofreu ou se encontra nesse cenário”, disse a gestora, que completou: “Ainda nos sentimos desafiadas, mas a intenção é fazer cada vez melhor o atendimento, alargar as conquistas. Afinal, nosso foco é cuidar dessas mulheres, garantir seus direitos e celebrar as conquistas e o trabalho do Centro”, finalizou a gestora.

A coordenação do espaço fica sob responsabilidade da assistência social Glauce Barbosa que durante o evento destacou o sentimento de amparo às vítimas. “O nosso foco é fazer uma assistência que contribua com a elevação da autoestima para exercício da cidadania. Acreditamos que o acesso à informação seja o diferencial ”, ressaltou.

O QUE É

O Centro Centro de Referência da Mulher Maristela Just funciona deste 2009 e é um espaço onde as mulheres em situação de violência doméstica de Jaboatão dos Guararapes recebem serviços de acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico, contribuindo para o fortalecimento e resgate da sua cidadania. Funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial