Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

20 novembro 2009



Câmara Municipal sedia festa de promoção da cidadania
Evento congregou várias ações de promoção da igualdade

Uma Kizomba. Foi assim que o secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Jaboatão dos Guararapes, Claudio Carraly, definiu a tarde desta quinta-feira (19/11), fazendo referência às festas dos negros quilombolas que lutaram contra o poder dos colonizadores brancos. O evento na Câmara Municipal congregou três importantes ações: a posse dos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a assinatura da portaria que institui o Comitê Institucional de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-racial e de Gênero e uma homenagem aos conselheiros tutelares locais.

Saudando a memória de grandes nomes da luta pela igualdade como Dandara e Zumbi dos Palmares, a secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos, apresentou dados que comprovam a disparidade existente entre cidadãos com base em elementos como raça ou sexo, e explicou o papel do comitê. “O comitê tem um papel consultivo, propositivo e de monitoramento”, afirmou Ana Selma. “Ele será um instrumento de gestão que contribuirá para melhorar o ambiente de trabalho através do combate à discriminação”, disse a secretária. O secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã completou, reforçando a importância do comitê: “No Brasil, discriminação tem raça e sexo”.

O prefeito Elias Gomes, que sugeriu a unificação dos eventos, afirmou que eles representavam uma coisa única: “um compromisso com a mesma causa, a causa da justiça social e dos direitos humanos”. O gestor afirmou também que, para levar adiante essa luta é essencial a participação da população. “Nós – a gestão – constituímos um poder formal, efêmero. O poder real está nas pessoas, na sua capacidade de fazer acontecer na alma, na vida e no coração da cidade”, assegurou.

Conselheiros

Em comemoração ao Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares (18/11), a secretária de Promoção Humana e Assistência Social, Socorro Araújo, entregou, em nome do Governo Municipal, pequenos cactos aos conselheiros tutelares de Jaboatão. Socorro explicou a escolha do presente fazendo uma correlação entre a força e a capacidade de crescer em circunstâncias adversas presentes no cacto e, segundo ela, também nos conselheiros.

“Assim como esta planta, nossos conselheiros têm a capacidade de sobreviver a uma realidade cotidiana muitas vezes inóspita, hostil e ameaçadora”, disse a secretária. “Mas os espinhos que parecem hostis fazem parte de uma estratégia de sobrevivência que transmite segurança e são essenciais para que as medidas de proteção às crianças e adolescentes sejam efetivadas”, disse Socorro. “A melhor herança que encontramos aqui em Jaboatão foram conselheiros tutelares comprometidos com seu trabalho”, finaliza.

Por: Monaliza Brito em 19112009 às 17h29

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial