Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

06 novembro 2009



Ex-catadoras concluem oficina sobre cidadania e gênero
Capacitação contemplou 105 mulheres do projeto Coleta Seletiva

A Secretaria Especial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quinta-feira (05/10), uma festa de encerramento das oficinas de gênero com mulheres ex-catadoras do aterro da Muribeca. O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve a presença das participantes da oficina, do prefeito Elias Gomes, da secretária da Mulher, Ana Selma dos Santos e do secretário de Meio Ambiente, Márcio Mendes.

A capacitação contemplou 105 mulheres atendidas pelo Projeto Coleta Seletiva, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo do programa foi oferecer uma formação sobre gênero e cidadania onde discutiram temas como diferenças sociais entre homens e mulheres, mulher e trabalho, direitos sexuais e reprodutivos, participação política e cidadania.

“Procuramos trabalhar a perspectiva do empoderamento e elevação da auto-estima das participantes”, explica Ana Selma. “Elas aprenderam sobre seus direitos e como acionar os serviços”, completa. A secretária assegurou ainda, que outras atividades estão sendo planejadas para atender a demanda de capacitação desse público. “Estamos negociando, por exemplo, um curso de jardinagem para 30 mulheres com o SENAI”, disse a gestora.

Uma das beneficiadas foi Helena Menezes de Lima, ex-catadora que trabalhou durante 25 anos no aterro. Ela explicou que só agora tem uma perspectiva diferenciada de futuro para si e para sua família. “Minha filha também trabalhou no lixão, inclusive durante a gravidez”, conta Helena. “Mas agora nós aprendemos como separar o material para trabalhar com reciclagem, mas longe do lixo”, conclui.

A filha de Helena, Edilene Menezes de Lima, de 21 anos, também estava otimista com o futuro. Após trabalhar durante 12 anos no aterro, ela apresentava orgulhosa a filha de dois meses, que não precisará crescer junto ao lixo. “Daqui para a frente, espero apenas coisas boas para mim e para a minha família”, afirmou com o olhar de quem guarda a esperança de dias melhores.

O prefeito Elias Gomes parabenizou as participantes e avisou que esta é apenas a conclusão de uma primeira etapa. “Podemos assegurar que vocês não estarão mais sozinhos. Vocês agora têm Prefeitura, tem um Governo que será amigo e parceiro, e juntos seremos mais fortes”, garantiu Elias. “E eu desejo uma feliz vida nova para cada uma de vocês”, completou.

Por: Monaliza Brito em 05112009 às 22h20

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial