Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

20 novembro 2009








Jaboatão realiza panfletagem sobre Dia da Consciência Negra
O material destaca o papel Dandara, a guerreira dos Palmares


Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, uma equipe da Secretaria Especial da Mulher realiza uma panfletagem, nesta sexta-feira (20/11), no Metrô de Prazeres. O material, que será distribuído à população, ressalta a importância da Defesa dos Direitos das Mulheres Jaboatanenses. O panfleto traz, também, como destaque a figura de Dandara, guerreira dos Palmares e esposa de Zumbi.

Em um pequeno histórico, as pessoas terão a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o atual papel da mulher negra em sociedade, através da vida desta mulher estrategista, que ao lado do marido participou dos planos de ataque e defesa de Palmares. “Observamos que elas estão no último degrau de aquisição de direitos. Trabalhando em serviços domésticos, sofrendo todo tipo de violência e morrendo cada vez mais cedo”, aponta a Coordenadora de Promoção e Defesa do Direito da Mulher, Manina Aguiar.

O objetivo da ação é conscientizar e trazer informações sobre a diferença da realidade, no Brasil, das mulheres no geral e mulheres negras. “Lutamos com trabalhos que atuam dentro da equidade de gênero, e a igualdade entre as pessoas do sexo feminino”, acrescenta Manina Aguiar. O material informa que as mulheres recebem metade do salário dos homens, e que as mulheres negras ganham metade do salário das brancas. A expectativa de vida das negras é de 50 anos, e para as brancas é de 70 anos.
Por: Mirelle Saldanha em 19112009 às 16h23

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial