Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

12 dezembro 2009


Jaboatão dá primeiros passos no combate a discriminação institucional
Município realiza o I Encontro de Sensibilização em Gênero, Raça e Etnia


Na tarde desta quinta-feira (10/12), representantes de todas as Secretarias do Governo de Jaboatão do Guararapes se reuniram para o I Encontro de Sensibilização em Gênero, Raça e Etnia do Município, realizado no auditório da Faculdade Guararapes. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir a temática e os caminhos para a promoção da igualdade no âmbito institucional.

“Este encontro é uma ação articulada com base em uma decisão política do Governo Municipal e faz parte das medidas institucionais para promoção da equidade étnico-racial e de gênero”, explica a Secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos. O secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR), Jorge Arruda, foi um dos palestrantes do evento, e deu destaque para o papel da educação na desconstrução dos preconceitos.

“Citando Mandela, posso afirmar que nós não nascemos racistas, nós aprendemos a ser”, disse Arruda. “A escola foi incapaz de desmistificar a idéia de que o negro é ruim, foi incapaz de dizer que todos são capazes, independente da cor”, afirmou. Jorge elogiou a iniciativa da Prefeitura, mas explicou também que ações como este encontro são muito importantes, embora representem “uma pequena gota no meio do oceano”, pois há muito a ser feito no combate à discriminação. “É uma tentativa de desconstrução de 500 anos de negação de direitos”, completa o secretário.

Por: Monaliza Brito em 11122009 às 13h24

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial