Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

30 novembro 2009

Jaboatão dos Guararapes intensifica ações de combate ao HIV
Foco da campanha é o combate a feminização da doença

“Viver com Aids é possível, com preconceito não”. Esse foi o slogan adotado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes para a campanha de combate ao HIV que será intensificada amanhã (01/12) devido ao Dia Mundial de Combate a Aids. O Governo Municipal realiza ações preventivas em todas as regionais para marcar a data e um dos focos das atividades educativas é o combate à feminização da doença.

“Percebemos uma crescente presença da Aids entre as mulheres. Em 1990 Jaboatão não havia registrado nenhum caso de mulheres infectadas. Hoje temos uma média de 533 mulheres para cada 990 homens”, explica a secretária Especial da Mulher do Município, Ana Selma dos Santos. Outro motivo de preocupação é o recorte etário que apresenta um crescimento significativo nas meninas com idade entre 13 e 19 anos. “Essa é uma tendência nacional”, conta Ana Selma.

De acordo com os dados divulgados no Relatório Global sobre Epidemia de Aids 2009, apresentado no dia 24 de novembro no Ministério da Saúde, mais de um terço dos casos de pessoas infectadas com Aids no Brasil correspondem a mulheres. Na faixa etária dos 13 aos 19 anos, a proporção é que para cada 8 meninos infectados, 10 meninas contraem a doença. Mulheres com idade acima de 50 anos também estão entre os casos de crescimento da incidência de infecção. Nos últimos 10 anos, o número de mulheres infectadas nessa faixa etária triplicou.

“Cada vez mais é necessário vincular as ações preventivas de Aids à Saúde da Mulher. Existe uma relação perceptível entre a vulnerabilidade feminina e a contaminação”, afirmou a secretária Especial da Mulher. “Ao assumir maior autonomia e domínio sobre corpo, a mulher se empodera e passa a assumir uma postura mais segura na hora da prevenção”, conclui Ana Selma.

O investimento em ações preventivas, apesar de intensificado nesse período, nunca deixa de ser realizado. A cidade tem atualmente uma rede de proteção que inclui um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço de assistência especializada (SAE), núcleos de prevenção nas Regionais e um núcleo itinerante de prevenção de Aids e DST’s para profissionais do sexo.

Para receber gratuitamente os preservativos no CTA é preciso comparecer ao local portando documento de identidade e efetivar um cadastro. São entregues 15 camisinhas por mês para cada cadastrado. O Centro fica localizado na Rua Aarão Lins de Andrade, nº 528, salas 4 a 7, em Prazeres. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem intervalo de almoço. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3375-1474.

As ações de panfletagem e distribuição de preservativos ocorrem a partir das 8h. Acompanhe abaixo os pontos de distribuição:
Regional I – Casa da cultura e mercado público;
Regional II – Mercado público e entrada do metrô;
Regional III – Entrada do metrô (curado);
Regional IV – Praça Nossa Senhora do Rosário - Muribeca dos Guararapes;
Regional V – Mercado da Mangueira – Prazeres;
Regional VI – Shopping Center Guararapes

Por: Monaliza Brito em 30112009 às 15h17

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial