Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

27 novembro 2009


Município intensifica ações de prevenção a Aids e DST’s na população feminina
Uma das grandes preocupações é a feminização das doenças

O Hotel Barramares recebeu, nesta quinta-feira (26/11), uma equipe de aproximadamente 30 técnicos, coordenadores e chefes de núcleos da Secretarias de Saúde e Especial da Mulher. O objetivo do encontro foi promover a interação e o diálogo entre os dois órgãos nas questões ligadas ao combate à violência contra mulher, saúde da mulher e feminização de DST’s e AIDS.

“Esta ação faz parte da política de interação e transversalização das questões de gênero adotada pelo Governo Municipal”, explica Maria Cândida Araújo de Oliveira, chefe de núcleo de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde. “O encontro servirá também para planejar as ações conjuntas das duas secretarias, em especial para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01/12)”, conclui Cândida.

De acordo com Bianca Freire, coordenadora de Enfrentamento à Violência da Secretaria Especial da Mulher, uma das grandes preocupações é o fenômeno da feminização de doenças sexualmente transmissíveis. Dados do Relatório Global sobre Epidemia de Aids 2009, apresentado no dia 24 de novembro no Ministério da Saúde, apontam que mais de um terço dos casos de pessoas infectadas com Aids no Brasil correspondem a mulheres.

Esse número passa a ser ainda mais preocupante entre os jovens. Na faixa etária dos 13 aos 19 anos, a proporção é que para cada 8 meninos infectados, 10 meninas contraem a doença. Mulheres com idade acima de 50 anos também estão entre os casos de crescimento da incidência de infecção. Nos últimos 10 anos, o número de mulheres infectadas nessa faixa etária triplicou.


Prevenção

O Governo Municipal tem investido em prevenção através de atividades educativas e distribuição de preservativos. A cidade também dispõe atualmente de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que oferece à população diversos serviços gratuitos como teste de HIV, distribuição de camisinhas e orientação sobre DST/AIDS.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2005, sobre o comportamento sexual da população urbana de 16 a 65 anos concluiu que a adesão ao sexo seguro, considerada baixa no país, é ainda mais preocupante entre as mulheres. Em relações eventuais, 69,8% dos homens usam regularmente camisinha contra 49,1% das mulheres. Na faixa etária entre 16 e 19 anos, a diferença é ainda maior: 86% dos rapazes recorrem ao uso de preservativos, contra apenas 42,1% das garotas.

Para receber os preservativos no Centro é preciso comparecer ao local portando documento de identidade e efetivar um cadastro. São entregues 15 camisinhas por mês para cada cadastrado. O CTA fica localizado na Rua Aarão Lins de Andrade, nº 528, salas 4 a 7, em Prazeres. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem intervalo de almoço. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3375-1474.

Por: Monaliza Brito em 26112009 às 11h15

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial