Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

04 dezembro 2009


Homens são alvo de ação educativa pelo fim da violência contra a mulher
Atividade integra os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promove, nesta segunda-feira (07/12), uma ação educativa nos metrôs da cidade para combater a violência contra as mulheres. A atividade faz parte do calendário dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, e será direcionada para a conscientização do público masculino, através da campanha do Laço Branco.

“A ação inicialmente seria realizada no dia 6 de dezembro (domingo), data do aniversário do Massacre de Montreal, mas decidimos fazer no dia 7 porque os metrôs têm pouco movimento aos domingos”, explica Manina Aguiar, Coordenadora da Promoção de Defesa dos Direitos da Mulher de Jaboatão. O objetivo do Governo Municipal é promover uma abordagem diferenciada junto aos homens, distribuindo panfletos e laços brancos e conversando com a população masculina que passar pelas estações de Prazeres, Cavaleiro e Jaboatão Centro.

O dia 6 de dezembro marca o aniversário do Massacre de Montreal, um evento trágico que se tornou símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da campanha do Laço Branco, uma mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. Em 6 de dezembro de 1989, o estudante Marc Lépine entrou armado em uma sala de engenharia mecânica da Universidade de Montreal (Canadá) e matou 14 mulheres que estavam na aula. Lépine ainda prosseguiu com a chacina em outras partes da universidade, abrindo fogo sempre contra estudantes do sexo feminino e deixando outras 13 pessoas feridas.

Após a chacina, o estudante se suicidou. Em uma carta ele explicou que tomou esta atitude porque “não suportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso, por tradição, dirigido exclusivamente aos homens”. No Brasil, desde 2007, a data representa o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Por: Monaliza Brito em 04122009 às 10h38

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial