Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

31 março 2008

CARMEM RICHLIN É CIDADÃ DO CABO *

Gutemberg Soares

A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho do Cabo de Santo Agostinho, Carmem Richlin, recebeu ontem (dia 27), duas importantes homenagens da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho. A primeira honraria foi a concessão do título de cidadã cabense, proposto pela ex-secretaria de Educação e atual vereadora do município, Ana Selma. Na mesma solenidade, a magistrada do TRT foi agraciada com a mais alta comenda do legislativo daquela cidade, a Medalha Joaquim Nabuco. Segundo o autor da proposta, o presidente da Câmara, vereador Gessé Valério, esta é a primeira vez que a medalha Joaquim Nabuco é concedida a uma mulher.
O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da Sexta Região (Amatra 6), juiz Sérgio Vaismann, representou o Regional pernambucano. Também participaram da solenidade a juíza da 1ª VT do Cabo Cláudia Cristina Lima, a procuradora do Trabalho Elizabeth Veiga, entre outras autoridades locais.
Em seu discurso, a vereadora Ana Selma destacou o engajamento da magistrada na vida do município, e lembrou sua intensa atuação social. Com visitas a diversas escolas do Cabo, alunos da rede pública tiveram a oportunidade de receber informações valiosas, por intermédio do projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania”.
BIOGRAFIA – Natural de Recife, a juíza Carmem Richlin formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (FDR-UFPE) em 1971. Foi advogada, tendo ingressado na magistratura trabalhista da Sexta Região em 05 de março de 1993. Assumiu a titularidade da então única Vara do Trabalho do Cabo de Santo Agostinho em março de 1998. Assim, dos 15 anos de serviços prestados ao Tribunal, 10 deles foram realizados nesta cidade. Atualmente, Richlin é titular da 2ª Vara do Trabalho do Cabo.
“Laços afetivos me ligam a esta cidade”, afirmou a homenageada, lembrando serem seus avós paternos naturais do Cabo. “Meu avô, Aniceto Varejão, atuou na advocacia e foi prefeito do município”.

*Matéria publicada no site do Tribunal Regional do Trabalho (6ª região) 28/03/2008 13:06


Outras fotos do evento:

25 março 2008

CAMINHADA ATRAI MILHARES DE PESSOAS NO CABO DE SANTO AGOSTINHO

O domingo de Páscoa,23, foi marcado por uma manifestação de fé da comunidade católica do município de Cabo. Durante horas seguidas, os fiéis acompanharam a "10ª Caminhada com Cristo Ressuscitado" pelas ruas da Cidade, cuja coordenação esteve sob a responsabilidade do pároco da igreja matriz, Pe. Josivaldo. Mais uma vez, a Vereadora Ana Selma e integrantes da sua equipe lá estiveram.

19 março 2008

Celebremos, nesta Páscoa,
a nossa própria Ressurreição:
Para o Auxílio ao Próximo!
Para o Amor!
Para o Esclarecimento!
Para a Vida!
Feliz Páscoa!
Ana Selma


Violência no Cabo de Santo Agostinho


Desde que assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores do Cabo, a Vereadora Ana Selma tem buscado, junto às autoridades competentes, discutir e encontrar soluções para os problemas voltados à violência, nos seus diversos aspectos.

Os dados sobre o assunto, publicados em matéria do Jornal Tribuna Popular (15/03/2008), preocuparam e motivaram a Vereadora a apresentar Requerimento na Câmara solicitando uma AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir com a comunidade cabense os problemas relativos à violência de uma maneira geral e mais especificamente no Cabo de Santo Agostinho, para a qual serão convidados o Presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, Sr. Raul Jungmann e o Secretário de Defesa Social do Estado, Sr. Servilho Silva de Paiva.

17 março 2008

Gabinete na Rua vai ao Bairro de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho


Na sexta-feira passada,14, Pirapama teve um dia diferente. Como vem fazendo, há quase um ano, em diversas localidades do Município, a Vereadora Ana Selma e equipe estiveram percorrendo ruas, visitando pessoas, entidades e órgãos públicos do Bairro, com o projeto "Gabinete na Rua".

Os problemas relacionados à infra-estrutura do local, tais como trechos de ruas danificados, falta de "bocas de lobo"; transporte urbano, principalmente a carência da oferta de ônibus; além da saúde, a exemplo da falta de ambulância e de uma farmácia no local, foram as denúncias mais constantes apresentadas pela população à Vereadora.
Os pontos apresentados pela população ficaram de ser apreciados pela Vereadora e sua equipe para os encaminhamentos cabíveis.

Confira as fotos do Gabinete na Rua em Pirapama:



Encontro Metropolitano

A Vereadora Ana Selma (PPS) participou, na última quinta-feira,13, de um almoço em Jaboatão dos Guararapes com a Vereadora pelo Município, Profª Edna Matias (PCdoB) e com a Drª Vera Lopes (PPS), pré-candidata a Vereadora pela Cidade do Recife. Entre outros assuntos, foi discutido a articulação de mulheres na RMR e as eleições de outubro.
Na ocasião também foi lembrado o prêmio Medicina Brasil que a Drª Vera Lopes receberá no mês de abril em São Paulo. Muito parabenizada a Pré-candidata disse estar muito contente, pois o prêmio é um reconhecimento de tantos anos dedicados à medicina.

11 março 2008


Vereadora Ana Selma vai ao DER

Ana Selma, acompanhada pela presidenta da União de moradores de Garapu, Maria da Paz foram recebidas, ontem,10, em audiência, pelo diretor de obras do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado, DER, Edson Roberto para tratar das alternativas apresentadas pelo Órgão para a travessia de pedestres dos Bairros da Destilaria, Vila Social e áreas circunvizinhas, que utilizam o acesso da Br-101.

Roberto corroborou a opção do DER pela construção de um túnel para a travessia de pedestres e informou que as partes referentes a iluminação e segurança ficaram sob a responsabilidade da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Sobre a assunto, a Vereadora decidiu então dar entrada na Câmara a um pedido Apelo ao Executivo para que providencie os litígios apresentados.

8 de Março - Dia Internacional da Mulher: celebrando conquistas e reafirmando lutas!

Comemorações e atos de reafirmações de lutas foram as tônicas do Dia Internacional da Mulher , no Município do Cabo de Santo Agostinho.

As atividades tiveram início no dia 5, quando o Centro das Mulheres do Cabo promoveu um Mutirão sobre os Direitos Humanos das Mulheres, em diversas localidades do Município. A Vereadora Ana Selma esteve presente no Ato da Cohab.



No dia 7, Ana Selma comandou o Programa Passando à Limpo, na Rádio Calheta FM, pelo quarto ano consecutivo. O Programa versou sobre dois temas: "A Mulher no Mundo do Trabalho" e "Conquistas e Lutas das Mulheres". Para contar as experiências e trajetórias nos seus trabalhos, estiveram presentes a advogada, Fabiana Andreza; a dona de casa, Maria Dione; a professora e dirigente sindical, Alcione Muniz e a empresária, Marli Cavalcante. Izabel Cristina Santos e Sandra Rejane, ambas educadoras do Centro das Mulheres do Cabo, trouxeram à tona questões voltadas para a violência e lutas das mulheres.


O Programa contou, também, com a participação do professor e cordelista Luiz Esperantivo que recitou versos alusivos à Mulher.


Ainda no Dia 07, Ana Selma juntou-se à centenas de mulheres cabenses, que ocuparam as ruas da cidade em caminhada, na qual comemoravam vitórias, mas também reafirmavam a disposição de lutar pelos seus direitos ainda não conquistados. Ao final da caminhada, as mulheres fizeram um Ato Público no espaço de lazer do Mercadão.



Encerrando as atividades, a Vereadora Ana Selma participou de um jogo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 09, no Loteamento Cidade Garapu.



Leia também, o artigo de autoria da Vereadora Ana Selma, publicado no Jornal Tribuna Popular, no dia 10 de março
8 de março dia internacional da Mulher: celebrando conquistas e reafirmando lutas!

[1]por Ana Selma dos Santos

A rebelião promovida pelas mulheres em 1857 reivindicando melhores condições de trabalho foi contida de forma violenta e trágica. A data símbolo comemorada internacionalmente serve como forma de reafirmarmos nossas lutas e dizer que, em nome daquelas companheiras que foram covardemente assassinadas e de tantas outras que cotidianamente são vítimas da violência de gênero, a nossa luta não pode ter trégua!
Temos ao longo dos séculos quebrados paradigmas, superado desafios, alargado nossos caminhos e conquistado direitos mesmo tardiamente como o direito do voto só reconhecido em 1934. Há muito o que celebrar: representamos 41% da população economicamente ativa, em 2005,segundo censo do MEC, 59% das matrículas no ensino médio eram de mulheres e no ensino superior esse percentual sobe para 63% , conquistamos a Lei nº11.340/06 que reconhece a violência de gênero como crime e prevê punições severas aos agressores. Todavia, temos grandes desafios a serem superados. No plano político precisamos ampliar nossa presença nos espaços de decisão, neste lugar os números ainda são tímidos: das 512 cadeiras no congresso nacional temos apenas 46 mulheres, no Senado de um total de 81 representações, 10 estão com as mulheres. No campo da violência contra às mulheres, apesar dos avanços, as estatísticas revelam-se indignas e cruéis: de acordo com a ONU 25% das brasileiras são vítimas constantes de violência no lar, até 29 de fevereiro 59 mulheres haviam sido assassinadas em PE, destas, quatro residiam em nossa cidade. A consolidação das políticas públicas direcionadas as mulheres, sem dúvida, é um forte instrumento na luta pela igualdade de direitos. O nosso Município criou a Secretaria da Mulher em 2007, mas até o momento ainda não foi implantada, considerando ainda o tímido orçamento que a ela foi destinada vamos ter que continuar na luta pela garantia da plena implementação dos direitos e ampliação das conquistas. Inclui-se nesta agenda a implantação da Delegacia da Mulher, anunciada no ano passado que seria instalada no Cabo de Santo Agostinho, e que agora passa por uma nova revisão de critérios nos tirando a garantia de que ela poderá realmente vir para a nossa Cidade.
Fiquemos sempre alertas!
“Nenhum direito a menos, todos os direitos a mais”.

1. Professora e Vereadora

10 março 2008

VEREADORA E EX-DEPUTADO BETINHO GOMES REÚNEM-SE COM GRUPO DE MORADORES DA COHAB

O Social Democrata Betinho Gomes acompanhou a Vereadora Ana Selma no bairro da Cohab, no Cabo de Santo Agostinho, na quarta-feira passada,05, onde a mesma realizou reunião com um grupo de moradores para fazer a prestação de contas de seu Mandato, atividade esta que vem sendo realizada com frequência em diversas localidades do Município.

05 março 2008


Dia Internacional da Mulher na Rádio Calheta FM


No próximo dia 07, das 11h às 12h30, a Vereadora Ana Selma estará conduzindo o Programa Passando a Limpo, na Rádio Calheta – FM.
O Programa será alusivo ao Dia Internacional da Mulher e contará com diversas participações femininas do Cabo de Santo Agostinho.

Participe! 3521.3006/3002
Sintonize: 98,5 FM
http://www.radiocalhetafm.com/

Ana Selma presta contas na rádio Calheta


Na quarta-feira passada, 27, a Vereadora Ana Selma esteve prestando contas de seu Mandato à população cabense , como vem fazendo ao longo dos últimos três anos.

No programa, conduzido pelo radialista Ely José (Batata), Ana Selma pode também anunciar seus projetos para o ano em curso e fazer uma análise da atualidade na política local.

Vereadora Ana Selma revela preocupação com a comodidade e segurança de pedestres que usam o principal acesso de entrada e saída do Bairro da Destilaria, no Cabo de Santo Agostinho


As constantes reclamações de moradores e estudantes da Faculdade e Ciências Humanas do Cabo – FACHUCA, referentes à segurança na travessia de pedestres na Br101, motivaram a Vereadora Ana Selma a encaminhar Requerimento à Câmara de Vereadores, no dia 21 de fevereiro passado, para que fosse enviado APELO ao Presidente da EMTU, Dílson Peixoto, solicitando a instalação de uma parada de ônibus na BR101, trecho recentemente duplicado, após a ponte do Rio Pirapama.

Paralelamente a este, foi enviado Ofício ao Diretor-Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco, Eugênio Manoel do Nascimento Morais, solicitando informações sobre as alternativas adotadas por aquele órgão, assim como a previsão do início e conclusão dos serviços de instalação de redutor de velocidade físico ou eletrônico ou ainda a construção de uma passarela de pedestres na entrada do Bairro da Destilaria, alternativas essas anunciadas em Audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores, em 2005.

04 março 2008

Vereadora Ana Selma presta contas de seus três anos de Mandato na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho

O trabalho do(a) Vereador(a) é extenso, englobando diversas funções legislativas, dentre as quais a elaboração, discussão e votação de leis; além da formulação dos pleitos da comunidade junto ao Poder Executivo. Há que se levar em conta porém, que um dos deveres de quem assume um mandato na Câmara de Vereadores, é sem dúvida, prestar contas à população do que faz ao longo do seu Mandato.

Atendendo a essas exigências foi que a Vereadora Ana Selma promoveu um Ato de Prestação de Contas dos Três anos de Atividades Parlamentares do seu Mandato, no qual reuniu centenas de pessoas, na noite da sexta-feira passada, 29, na Câmara de Vereadores do Cabo.
Dentre os presentes que vieram prestigiar a Vereadora estavam o Deputado Federal e Presidente Estadual do PPS Raul Jungmann, o Vereador da cidade do Paulista Jorge Rocha, Edir Peres, Vereador de Jaboatão dos Guararapes, o Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores do Cabo Gessé Valério, dentre diversos representantes de partidos, entidades civis e religiosas, além de populares do Município.

Confira nas fotos abaixo o sucesso do evento!