28 agosto 2009
26 agosto 2009
A Caravana foi encerrada com uma apresentação teatral com a Trupe Fatos em Cena sobre a Violência contra a Mulher.
25 agosto 2009
Secretaria Especial da Mulher comemora os “3 anos da Lei Maria da Penha” na 2ª edição do Prefeitura com Você
Com o sucesso da 2ª edição do Prefeitura com Você em Cavaleiro a Secretaria Especial da Mulher comemorou os “3 anos da Lei Maria da Penha”, neste sentido a equipe da Secretaria montou a sua divulgação através de uma ação de contato direto com as moradoras/es de Cavaleiro.
Através de uma abordagem educativa com a personagem Maria Fuxico com um panfleto sobre os 3 anos da Lei, que interagia com a população tendo como foco o caráter de prevenção a Violência Contra a Mulher. Nesta ação foi distribuido em torno de 550 folhetos.
Nesse dia o bairro funciona como uma sede do Governo Municipal, com stands das secretarias e diversos serviços gratuitos para a população. Porque uma vida sem violência também é um direito da Mulheres Jaboatanenses!
21 agosto 2009
Ex-catadoras participam de curso de formação de gênero
A capacitação de hoje acontece em Sítio Carpina
Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza a primeira aula do curso de formação de gênero com 105 ex-catadoras. O encontro acontece, das 13h às 16h, na Igreja Batista de Sítio Carpina. A iniciativa está sendo organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente em parceria com a da Mulher.
Essas mulheres fazem parte da cota de 20% de responsabilidade do Município, atendendo no total de 254 trabalhadores. No total, três grupos recebem o benefício. Os outros dois são da comunidade Vila dos Palmares e têm a orientação dias de terça pela manhã e quinta no período da tarde.
Temas como reprodução feminina, violência contra a mulher, anticoncepção, saúde e direitos da mulher, Lei Maria da Penha serão abordados no curso, que acontece até meados do mês de Setembro. Além disso, as ex-catadoras estão recebendo a capacitação cidadã- destinada a todos os 254 trabalhadores- e prestando serviços em escolas, postos de saúde ou participando da capacitação com produção de vassouras com garrafa PET.
Por: Mônica Gominho em 19082009 às 11h35
17 agosto 2009
Se vocês perderam a matéria sobre Violência Doméstica no Jornal Nacional podem ver aqui no nosso blog.
Toda Mulher tem o Direito de Viver sem Violência!
Abraços.
10 agosto 2009

Evento aconteceu no Hotel Barramares com o apoio da Prefeitura
Jaboatão dos Guararapes sediou, nesta segunda-feira (10/08), o I Encontro da Polícia Civil no Enfretamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento aconteceu no Hotel Barramares, em Piedade, e reuniu gestores públicos da área de segurança e proteção à mulher e representantes da sociedade civil organizada.
A Secretaria Especial da Mulher da cidade firmou uma parceria com a Polícia Civil para realizar o evento em Jaboatão.“O principal objetivo do encontro é estabelecer propostas de planejamento estratégico do Departamento de Polícia da Mulher”, explica a gestora do departamento, Lenise Valentim.
Para a secretária Especial da Mulher de Jaboatão, Ana Selma dos Santos, trazer o encontro para a cidade representa uma forma de potencializar cada vez mais o diálogo entre as instâncias que discutem formas de combate à violência contra a mulher. “A polícia hoje possui um espaço fértil para discussão não apenas sobre ações repressivas, mas também sobre ações preventivas da violência contra a mulher”, disse Ana.
Jaboatão tem se dedicado ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A cidade já conta com um Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência e uma delegacia especializada. O próximo passo é tentar trazer para o município Promotoria, Vara e Defensoria especializadas.
A secretária da Mulher do Governo do Estado, Cristina Buarque, parabenizou a polícia pernambucana pela iniciativa de formar parcerias para discutir o tema. Cristina também explicou que vem tendo um excelente relacionamento com a Secretaria Especial da Mulher de Jaboatão, e declarou seu apoio na luta pelo fortalecimento da rede de proteção.
Por: Monaliza Brito em 10082009 às 13h19