Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

24 março 2009

Folha de Pernambuco
Nova DP da Mulher será inaugurada
ROBSON ANDRÉ

As mulheres vão contar com mais um serviço para denunciar casos de violência praticados contra elas. A partir do próximo mês de abril, será instalado o 3º plantão da mulher no Estado. A nova delegacia irá funcionar na avenida Ayrton Sena, no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes. O espaço físico está sendo reformado para prestar um atendimento mais especializado as denunciantes. O esquema de plantão funcionará, em princípio, a partir das 18h da sexta-feira até às 8h da segunda-feira. Cada equipe de trabalho será formada por uma delegada plantonista e quatro agentes de polícia. Os outros dois plantões voltados ao sexo feminino funcionam no bairro de Santo Amaro, no Recife, e na cidade de Caruaru, no Agreste. A Secretaria de Defesa Social pretende instalar outros plantões desse tipo em outros municípios.
A coordenadora do Departamento da Mulher (DPMul), delegada Lenise Valentim disse que o novo plantão irá atender a grande demanda verificada principalmente, durante o fim de semana, em Jaboatão. “Pretendemos oferecer um atendimento mais especializado naquela área e desafogar o plantão de Prazeres”, comentou Lenise Valentim. A delegada cogitou a possibilidade de o plantão da mulher, em Jaboatão, ser estendido para todos os dias semana. “Isso vai depender da demanda que for sendo criada”.

20 março 2009

Elias Gomes sai em defesa das mulheres de Jaboatão
Adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero foi assinada

Sob o ritmo das marchinhas de carnaval de compositores ilustres como Chiquinha Gonzaga (Ô Abre alas, que eu quero passar!) e Orlando Silva (Jardineira) foi aberto, dia 19, às 19 h, no Hotel Barramares, em Piedade, o evento de apresentação das ações institucionais da Secretaria Especial da Mulher. "Violência contra a mulher, isso tem que acabar, isso tem que acabar!”, bradavam os integrantes da Trupe Fatos em Cena, grupo cultural, que deu início a apresentação. Uma alteração na agenda do Prefeito Elias Gomes, fez com que logo, após a chamada dos integrantes para compor mesa, Elias assinasse um Termo de Adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero, do Governo Federal, se comprometendo publicamente com a defesa dos direitos das mulheres jaboatonenses. ''A criação da Secretaria Especial da Mulher, no novo governo de Jaboatão dos Guararapes, constitui importante instrumento do desenvolvimento de políticas públicas e, também, uma conquista do Movimento de Mulheres, capaz de erradicar esse tipo de crime”, afirmou o prefeito, durante seu pronunciamento. Mesmo com o compromisso de participar do concurso de Miss Pernambuco, às 22h, Elias falou no encerramento do evento. “O conjunto de políticas a serem desenvolvidas pela secretaria Especial da Mulher, no âmbito do governo municipal, buscará garantir não só a efetivação dos direitos humanos, mas também, os civis, econômicos e políticos das mulheres”, ressaltou. Entre os que foram chamados para compor a mesa, além do prefeito, a primeira-dama do município, Simone Gomes, a secretária Especial da Mulher, Ana Selma, a delegada Lenize Valentim, e ainda, os vereadores Eliezer Costa e o Sargento Sampaio.


A secretaria Ana Selma dos Santos, falou das ações institucionais da Secretaria Especial da Mulher, apresentando um balanço das atividades realizadas desde o início da gestão, propostas governamentais e articulação de parcerias. Destacou, inclusive, conquistas realizadas, nesta gestão, a exemplo do atendimento da mulher vitima de violência, com plantão nos finais de semana, através dos centros de referência, casa de abrigo, - parceria com o governo federal -, além da criação das instituições de vara, de defensoria e promotoria da mulher, em Jaboatão. Participaram, também, do encontro a secretária de Gestão Estratégica, Fátima Lacerda e os secretários de Segurança Cidadã, Cláudio Carrally, o de Desenvolvimento Econômico, Jackson Rocha, além do deputado estadual, Paulo Rubens Santiago e outras, autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada.

16 março 2009

Evento apresenta ações e parcerias da Secretaria da Mulher

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promove, na próxima quinta (19), uma apresentação das ações institucionais da Secretaria Especial da Mulher. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Hotel Barramares, em Piedade. Também serão apresentados um balanço das atividades realizadas desde o início da gestão, propostas governamentais e articulação de parcerias.
Na ocasião, o prefeito Elias Gomes se comprometerá publicamente com a defesa dos direitos das mulheres em Jaboatão, assinando um Termo de Adesão do Programa Pró-Equidade de Gênero, do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação de gênero no acesso, remuneração e permanência no emprego.

Participam do encontro, além do prefeito e da secretária especial da mulher, Ana Selma dos Santos, diversas autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada. “Já houve uma manifestação de compromisso do município através da criação da Secretaria Especial da Mulher”, explica Ana Selma. “Agora estaremos reforçando esse compromisso”, disse a secretária.


Texto: Monaliza Brito

11 março 2009















Mês da Mulher
Secretaria da Mulher encerra ciclo de plenárias regionais

Dentro da programação do Mês da Mulher, a Secretaria Especial da Mulher realizou um ciclo de plenárias em cada uma das seis regionais do município. A última plenária foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 11, no Colégio Leão da Barra, em Barra de Jangada, contemplando a Regional 6.

Os encontros tiveram como objetivo apresentar a atuação da Secretaria Especial da Mulher, criada pela atual gestão. Segundo a titular da pasta, Ana Selma dos Santos, a criação da secretaria se justifica pela luta das mulheres contra a discriminação e a opressão sofridas ao longo da história.

Ana Selma ainda apontou o êxito da ação através da participação das mulheres em várias comunidades. O foco central é divulgar as instâncias existentes as quais as cidadãs podem recorrer para garantirem seus direitos. “Muitas mulheres não conhecem e não sabem como ter acesso aos seus direitos. A informação é o principal combustível para o enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou.

No dia 19 deste mês, será realizada a plenária municipal que anunciará a implantação do Conselho de Políticas para as Mulheres. Além disso, a secretária Ana Selma informou que encontros entre a Secretaria da Mulher e as comunidades acontecerão regularmente, uma vez por mês em um bairro de cada regional.
Nessas ocasiões serão debatidos temas como a Lei Maria da Penha, a rede de atenção à mulher e o Centro de Referência em Atendimento a Mulher, para mulheres vítimas de violência.

Delegacia da Mulher - A partir de abril estará em funcionamento o primeiro plantão da Delegacia da Mulher em Jaboatão. O serviço é uma reivindicação antiga do Departamento de Delegacia da Mulher que ganhou respaldo da Secretaria Especial da Mulher. O plantão irá funcionar na Delegacia de Piedade aos finais de semana, pois segundo as estatísticas é quando há maior ocorrência de casos de violência doméstica, e irá atender toda a área sul da região metropolitana.

08 março 2009

Protestos marcam Dia da Mulher no Grande Recife
Publicado em 08.03.2009, às 18h12
Do JC Online Com informações de Cidades/JC

O Dia da Mulher foi marcado por protestos no Grande Recife. Em Jaboatão dos Guararapes e no Recife várias manifestantes foram às ruas para lembrar que, apesar das conquistas dos últimos anos, elas ainda são algumas da principais vítimas da violência no Estado. Segundo a Secretaria de Defesa Social, 279 mulheres foram assassinadas em Pernambuco só no ano passado. Outras reivindicações são a igualdade salarial e a garantia do aborto legal.

A secretaria-especial da Mulher, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, realizou na manhã deste domingo (8) ações em homenagem à data. Nas principais vias da cidade, houve distribuição de panfletos. "Essa ação hoje, data símbolo em que as mulher vão às ruas celebrar suas conquistas, tem como objetivo levar informações sobre os nosso direitos já conquistados, mas, principalmente, chamar mais atenção ao enfrentamento à violencia", disse a secretária-especial Ana Santos.

Mulheres também participaram de panfletagem e apitaço na Praça Mauricéia, no Ipsep, Zona Sul do Recife. Estavam no local cerca de 150 mulheres das ocupações 7 de setembro, do Ipsep, e José de Castro, do Ibura.

AGENDA - As ações continuam nesta segunda (9) no Centro do Recife. Às 14h30, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza um protesto na Praça da Independência. Na lista de exigências, estão a ampliação de número de vagas em creches, o acesso à terra, seguro na rede pública de saúde, estruturação de casas abrigo e trabalho decente.

A Avenida Conde da Boa Vista recebe protesto e panfletagem às 16h30. Integrantes do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) se reúnem na esquina da Rua Sete de Setembro para pedir solidariedade às vítimas de violência sexual. O partido ainda anuncia que apóia a decisão dos médicos em realizar um aborto na menina de 9 anos que estava grávida de gêmeos após se estuprada pelo padrasto.

Na terça a organização não-governamental Coletivo Mulher realiza panfletagem nas ruas do bairro de Setúbal, na Zona Sul do Recife. A ONG destaca que é preciso uma maior estrutura para garantir o funcionamento da Lei Maria da Penha. A primeira concentração acontece às 9h na Escola Bartolomeu Gusmão. À tarde, o grupo se reúne na Escola Fernando Mota às 14h. A ONG também participa de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Olinda na próxima segunda-feira às 9h.

















Mulheres de Jaboatão realizam panfletagem nesta manhã
Publicado em 08.03.2009, às 09h56
Do JC Online Com informações da Rádio Jornal


A secretaria-especial da Mulher, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, realiza na manhã deste domingo (8) ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nas principais vias da cidade, está havendo distribuição de panfletos sobre como a mulher pode defender os seus direitos.

Segundo a secretária-especial Ana Santos, "essa ação hoje, data símbolo em que as mulher vão às ruas celebrar suas conquistas, tem como objetivo levar informações sobre os nosso direitos já conquistados, mas, principalmente, chamar mais atenção ao enfrentamento à violencia".
A delegacia especializada da Mulher em Jaboatão registrou, em 2008, mais de 800 ocorrências e 29 assassinatos.

RECIFE - Mulheres também participaram de panfletagem e apitaço na Praça Mauricéia, no Ipsep, Zona Sul do Recife. Estavam no local cerca de 150 mulheres das ocupações 7 de setembro, do Ipsep, e José de Castro, do Ibura.