Por: Hamilton Rocha em 28092009 às 11h11
28 setembro 2009
Por: Hamilton Rocha em 28092009 às 11h11
25 setembro 2009
Temas pré-definidos são discutidos de maneira lúdica com as comunidades
A Secretaria Especial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes está promovendo uma série de rodas de diálogo junto às comunidades para debater temas ligados à defesa dos direitos das mulheres. O projeto consiste em uma articulação com entidades mapeadas previamente para promover encontros tema ticos. Durante o mês de setembro, o tema estudado foi a Lei Maria da Penha, em comemoração ao aniversário de três anos da homologação da lei.
A coordenadora de Promoção de Defesa dos Direitos da Mulher, Manina Aguiar, explica a metodologia adotada: “Tentamos criar um ambiente agradável e procurar saber o que as mulheres já sabem sobre o tema, para só então começar a discuti-lo”. Os encontros são organizados de maneira lúdica e contam com exibição de vídeo, leitura de cordel e personagens teatrais animando as participantes.
“Também aproveitamos a oportunidade para apresentar a estrutura da Secretaria e o serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência”, completa Manina. As rodas de diálogo são organizadas de maneira cíclica, passando pela mesma comunidade mais de uma vez. Os temas são escolhidos de acordo com a necessidade local e com as datas comemorativas do calendário feminista. O calendário das próximas atividades está sendo definido pela equipe do projeto.
Por: Monaliza Brito em 23092009 às 14h24
16 setembro 2009
Nesta quarta-feira (dia 16), foi comemorada a conclusão da capacitação cidadã, promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com @s 105 ex-catadoras e ex-catadores do Lixão da Muribeca.
O Prefeito Elias Gomes esteve presente e entregou alguns certificados aos concluintes.
Para a ex-catadora Edna Francisca de Oliveira: “Agora as empresas acreditam na nossa capacidade”, falou. E Rosenilda Maria da Conceição, 41, contou que essa oportunidade dada pela Prefeitura mudou a sua vida. “Hoje, somos reconhecidos como gente e posso dá o sustento a minha família longe da sujeira e da lama”, disse. Elias agradeceu a confiança e elogiou o esforço de tod@s ex-catadoras e ex-catadores presentes na capacitação. Em um momento perguntou se alguém gostaria de voltar a trabalhar no lixão e o “não” foi unânime e concluiu que “estamos no caminho certo”.
09 setembro 2009
Ana Selma participou de reuniões e de um Fórum Nacional
A secretária Especial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma dos Santos, retornou de Brasília onde esteve participando do 2º Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as Mulheres. A gestora também participou de uma reunião de planejamento do programa Pró-Equidade de Gênero, cujo Termo de Adesão foi assinado pelo prefeito Elias Gomes em março de 2009.
Ana Selma viajou junto a uma delegação de 42 organismos pernambucanos que foram discutir na capital federal o fortalecimento da autonomia orçamentária e financeira das entidades que trabalham com a defesa dos direitos das mulheres. Também foi tema dos debates a reforma do Código Penal Brasileiro que, segundo a secretária, “aponta na direção da fragilização das conquistas consagradas com a Lei Maria da Penha no âmbito da criminalização da violência doméstica e sexista”.
Durante a reunião do Selo Pró-Equidade de Gênero, realizada no dia 3 de setembro, a secretária recebeu as orientações para que o Município se enquadre nos critérios e receba o selo. Ficou definida uma cerimônia formal de pactuação do Município com o projeto, que prevê uma contribuição do Governo Municipal na luta pela eliminação de todas as formas de discriminação de gênero no acesso, remuneração e permanência no emprego, para o dia 28 de setembro. No dia 21de outubro, haverá uma nova pactuação em Brasília, desta vez coletiva, onde todas as entidades que solicitaram a adesão do projeto em 2009 assinarão um termo de compromisso.
Por: Monaliza Brito em 04092009 às 16h45
03 setembro 2009
Mulheres da Vila Vera Lúcia conhecem a Secretaria Eespecial da Mulher
No dia 27 de agosto aconteceu na Vila Vera Lúcia o programa Roda de Diálogo promovido pela Secretaria Especial da Mulher.
As mulheres reunidas na Associação dos Moradores da Vila conheceram a Secretaria e os serviços para as mulheres vítimas de violência.
As Rodas de diálogos levam temáticas sobre os Direitos da Mulher para que elas se empoderem e busquem alternativas para superação e resolução de problemas ligados aos seus direitos e a violência doméstica.
As rodas acontecerão em todas as regionais da cidade.
Município discute políticas públicas para mulheres em Brasília
Secretária da Mulher participa de Fórum e reunião de planejamento
Dois compromissos importantes irão levar a secretária Especial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma dos Santos, à capital Federal na próxima semana. De 31 a 2 de setembro, Ana Selma participa do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as Mulheres e, no dia 3, a gestora participa de uma reunião de planejamento do programa Pró-Equidade de Gênero, cujo Termo de Adesão foi assinado pelo prefeito Elias Gomes em março de 2009.
O objetivo do Fórum é discutir a construção dos planos estaduais e municipais de políticas para as mulheres, conforme as diretrizes previstas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Também serão discutidas a ocupação feminina dos espaços de poder e a ampliação da representação feminina nos parlamentos.
Já na reunião do Pró-Equidade de Gênero, o Município conhecerá o plano de trabalho e operacionalização do programa, além de receber as orientações para se enquadrar nos critérios e receber o selo. Jaboatão se comprometeu publicamente com a defesa dos direitos das mulheres assinando um Termo de Adesão do projeto que prevê uma contribuição do Governo Municipal na luta pela eliminação de todas as formas de discriminação de gênero no acesso, remuneração e permanência no emprego.
Por: Monaliza Brito em 28082009 às 11h24
Atividades trabalham na perspectiva de prevenção da violência contra a mulher
A 1ª Igreja Batista de Jaboatão Centro recebe, nesta quinta-feira (03/09), um grupo de 200 jovens participantes do ProJovem Trabalhador para a realização de uma oficina de sensibilização sobre relações de gênero, comunicação e violência contra a mulher. Esta é segunda de uma série de três atividades organizadas para discutir o tema com os 1000 jovens que fazem parte do programa em Jaboatão dos Guararapes.
O evento é organizado pela Secretaria Especial da Mulher do Município e tem como objetivo iniciar a sensibilização sobre gênero junto aos jovens, trabalhando na perspectiva de uma sociedade futura com menos violência. A ação integra as atividades de transversalização do conceito de gênero junto às Secretarias Municipais. “
Já havia sido realizado um encontro semelhante na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a partir desse encontro surgiu a possibilidade de trabalhar com os alunos do projeto”, conta a coordenadora da Promoção de Defesa dos Direitos da Mulher, Manina Aguiar. Os participantes estão divididos em três grupos, sendo que o primeiro, com 350 jovens, já participou de uma capacitação realizada no Clube das Águias no dia 27 de agosto. A próxima atividade, que encerra o ciclo, será no dia 10 de setembro com 450 jovens do núcleo de Prazeres.
Por: Monaliza Brito em 02092009 às 14h00