30 agosto 2006
24 agosto 2006

Hoje, pela manhã, os candidatos a Senador, Jarbas Vasconcelos e à Vice Governador, Evandro Avelar, foram acompanhados por centenas de militantes pelas ruas do Cabo.
Além da militância estavam também, o ex- Prefeito do Município e Candidato a Deputado Federal, Elias Gomes; o atual Deputado Estadual, candidato à reeleição, Betinho Gomes e demais candidatos.
Durante todo o percurso, os candidatos ao senado e à vice governador, apresentados por Elias e Betinho, foram saudados pelos comerciantes e transeuntes que circulavam pela cidade.
A Vereadora Ana Selma, junto com a militância, também estava animada com a receptividade demonstrada pela população em todos os lugares por onde a caminhada passava; se declarou otimista com a disputa eleitoral e confiante na vitória de Mendonça e Avelar, Jarbas, Elias e Betinho nas eleições do próximo 1º de outubro.
O Governador do Estado, Mendonça Filho, esteve na tarde de ontem, 23 de agosto, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho - FACHUCA - para anunciar o Programa de Valorização das Autarquias Municipais de Ensino Superior de PE.
Estiveram presentes no evento, dentre os convidados, os Secretários de Governo, Adriano Cordeiro, Fátima Brayne e Cláudio Marinho; a Presidente das Associações das Autarquias, Eliane Villar; o Secretário Executivo de Educação do Município, José de Arimatéia e a Vereadora e também professora da FACHUCA, Ana Selma.
O Programa anunciado, faz parte de um conjunto de ações do Governo de PE, que visa ampliar a qualidade da educação em todas as regiões do Estado. Tal Programa atenderá um total de 139 professores das autarquias de PE, oferendo a estes bolsas de qualificação pela FACEPE, de mestrado e doutorado, e também promovendo o acesso à banda larga, através da PE Multidigital, apoiado pela ATI.
Em seu discurso proferido, a diretora da Instituição Maria de Fátima Guimarães, pode manifestar o sentimento de todo o corpo docente da "casa", que recebeu essa iniciativa do Governo do Estado com grande entusiasmo e satisfação.
23 agosto 2006

22 agosto 2006

17 agosto 2006
14 agosto 2006
11 agosto 2006
Pernambuco incluído nas investigações
EDWILSON RUAS
LUIZA CABRAL
Especial para a Folha
A situação do deputado federal Marcos de Jesus (PFL) complicou-se ainda mais com a publicação do seu nome, ontem, entre os que compõem a lista dos parlamentares que serão encaminhados ao Conselho de Ética.
Segundo o deputado Paulo Rubem (PT), sub-relator da CPI dos Sanguessugas, o liberal se enquadra no primeiro grupo, composto por aqueles que foram citados pelos sócios da Planam. “Eles confirmam ter feito negociações e repassado ao parlamentar, em espécie, a quantia de R$ 12 mil”, ressaltou ontem na Rádio Folha 96,7 FM. “O que mais pesou contra o deputado foi o conjunto de provas juntadas contra ele”, enfatizou o vice-presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Raul Jungmann (PPS). O liberal não foi encontrado pela reportagem para comentar sua inclusão na lista.
Outra ligação de Pernambuco com a máfia das ambulâncias será investigada. As denúncias envolvendo a Prefeitura do Cabo, na possibilidade de compra irregular de dois microônibus de informática à empresa KM Empreendimentos Ltda., também será averiguada pela Câmara Municipal.
Os vereadores Ana Selma e Manoel Carlos, ambos do PPS, solicitaram, ontem, um pedido de informações ao Executivo sobre o contrato firmado. Para Selma, mesmo com uma investigação paralela, feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Legislativo poderá contribuir para o processo de apuração dos fatos. “O próprio procurador do município reconhece que feriu a Legislação, quando fez a antecipação (financeira), em um processo de inexigibilidade de licitação. Não estamos fazendo alegações prévias, mas se percebe que era uma condução que não podia ter sido feita”, justificou. Ainda de acordo com a pós-comunista, caso sejam constatadas irregularidades no contrato ou superfaturamento, caberá à Justiça dimensionar a pena.
Os veículos foram adquiridos através de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, à época comandado pelo socialista Eduardo Campos, que pertence a mesma legenda do prefeito do Cabo, Lula Cabral, o PSB. O custo de cada microônibus foi de R$ 250 mil. O prefeito Lula Cabral foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado.
10 agosto 2006
Segundo a Vereadora Ana Selma, "a imprensa de um modo geral tem noticiado com bastante estardalhaço as ações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Câmara dos Deputados na apuração de fatos referentes à aquisição de ônibus de informática através do Programa de Inclusão Digital do Ministério da Ciência e Tecnologia, envolvendo a empresa KM Empreendimentos Ltda.
Sabendo-se que o município do Cabo de Santo Agostinho, adquiriu 03 (três) micro-ônibus, sendo 02 (dois) com recursos de convênio junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia e 01 (um) com recursos do Tesouro Municipal, e que tais microônibus foram adquiridos ao mesmo fornecedor, pelo mesmo preço e da mesma forma, ou seja, através de Processo de Inexigibilidade de Licitação, é imperioso que o Município encaminhe à Câmara Municipal cópias dos documentos acima, bem como informações que possam dirimir quaisquer dúvidas que pairem sobre a legalidade e transparência na aquisição desses equipamentos."
09 agosto 2006
07 agosto 2006

A Vereadora Ana Selma foi a entrevistada do Programa "Passando a Limpo", apresentado pelo radialista Ely José (Batata), nesta segunda-feira, dia 07/08, na Rádio Calheta FM. Na entrevista Ana Selma falou da sua atuação na Câmara Municipal e, principalmente, sobre os esforços que vem fazendo junto ao DER para minimizar os transtornos causados pela duplicação da BR 101. Segundo Ana Selma, "em contato com o Dr. Carlos Alencar, engenheiro responsável pela obra, o mesmo ficou de tomar algumas medidas que melhorasse o trânsito na BR que corta o Cabo de Santo Agostinho, reduzindo os constantes engarrafamentos."
Ana Selma ainda falou sobre a volta do Projeto Rumo ao Futuro para os alunos das escolas estaduais, fruto de uma articulação dela e do Deputado Betinho Gomes junto ao Secretário de Educação do Estado, Dr. Mozart Neves.
Falou, ainda, dos Projetos que deu entrada agora no mês de agosto, um que trata da inclusão da matéria "História e Cultura Afro-Brasileira" no Currículo oficial da Rede Municipal de Ensino e outro Projeto de Lei que cria o Serviço de Orientação Profissional nas escolas municipais.
Por último, Ana Selma comentou as denúncias publicadas nos jornais do Estado sobre possíveis irregularidades nos contratos da Prefeitura Municipal com a KM Empreendimentos Ltda, referente compra de microônibus de informática: "na próxima quinta-feira, darei entrada na Câmara Municipal , junto com o Vereador Manoel Carlos, de um Pedido de Informações sobre a legalidades desses contratos."

05 agosto 2006
Foi com bastante satisfação que a Vereadora Ana Selma recebeu a informação da Secretaria de Educação do Estado, sobre o retorno do Programa Rumo ao Futuro para o Cabo de Santo Agostinho. O Programa atenderá a 748 alunos, distribuídos em quatro escolas estaduais: Des. Antônio da Silva Guimarães, José Rodrigues, Zumbi dos Palmares e Epitácio Pessoa.
Tal questão foi alvo de preocupação da Vereadora, quando em abril de 2005 deu entrada na Câmara Municipal, no Requerimento Nº 61/05, aprovado no dia 14 do mesmo mês e, em seguida, reforçou a solicitação em audiência, junto com o Deputado Betinho Gomes, com o Secretário de Educação do Estado, Mozart Neves.
Iniciativas como esta, revelam as preocupações que a Vereadora Ana Selma tem com as questões relativas a educação e a formação dos jovens e reiteram os compromissos assumidos por ela desde a campanha eleitoral.
PARABÉNS JOVENS ESTUDANTES DO CABO!!!
04 agosto 2006
Neste contexto, o Brasil é o segundo País de maior população negra do mundo, ficando, apenas, atrás da Nigéria, segundo o Censo do IBGE/2002, tendo uma população afro-descendentes de 82%, entretanto, muito da nossa história, ainda está por ser conhecida, reconhecida e divulgada, para que a sociedade brasileira assuma a participação do elemento africano em todas as áreas de desenvolvimento e tecnologias, possibilitando um referencial de identidade cultural e histórica para negras e negros brasileiros e a marcante influência do povo africano na formação da sociedade brasileira.
Vale lembrar que, apesar da diversidade cultural da sociedade brasileira, o Sistema Educacional do País, tem toda a sua estrutura fundamentada na história européia, com sua versão e visão de mundo, não contemplando a pluralidade étnica e as características regionais que fazem parte da realidade brasileira.
Por isso, entendemos que, esse Projeto de Lei, será o primeiro passo para que os estabelecimentos da rede municipal de ensino abordem de forma didático-pedagógica, todo um processo histórico cultural que envolve a presença da população afro-brasileira.
A sala de aula é um local privilegiado para uma abordagem curricular que tenha por base a sustentação afro-cidadã, através do acesso a sua verdadeira história, se reconhecendo como sujeitos desse processo histórico.
Vale salientar, que apesar dos avanços, das ações afirmativas através das lutas do movimento negro, há um desconhecimento quase total, por parte de grande parcela dos brasileiros, das questões relativas às sociedades africanas e mais especificamente sobre as marcantes influências do povo africano na formação da sociedade brasileira. Por isso, alguns estudiosos do assunto, em especial da área de educação, apontam uma piora na qualidade do ensino, de acordo com estudos realizados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), atingindo com maior impacto os estudantes negros, motivados, entre outros, pelos seguintes aspectos:
- má qualidade do ensino;
- escassez de repertório cultural das famílias negras;
- esmagamento psicológico dos alunos negros
- rebaixamento das suas habilidades cognitivas, impactando negativamente o seu desempenho escolar.
Portanto, não podemos reduzir a questão racial no Brasil somente à questão de classe social, ela é política, econômica, cultural e também literária. Nesta direção, afirmamos que a escola de hoje, não é mais professor e quadro de giz, é todo um contexto histórico-cultural que reflete o processo educacional."
01 agosto 2006

A vereadora Ana Selma (PPS) participou na manhã da última quinta feira, 27 de julho, do ato dos servidores públicos municipais. O ato teve início em frente a Petroflex e seguiu em caminhada até a Prefeitura Municipal do Cabo.
Eles denunciaram que o executivo encaminhou um projeto à Câmara de Vereadores estabelecendo o reajuste dos salários em 2,79%. O sindicato acusa também que os professores primários, de 1ª a 4ª séries, estão recebendo R$ 318,00, menos do que um salário mínimo, que é de R$ 350,00.
Uma comissão tentou uma reunião para discutir o assunto, mas depois de alguns minutos, os servidores foram informados de que não havia ninguém para conversar com eles.
"Foi uma deselegância para com um movimento legítimo da população cabense". Comentou Ana Selma.