Ana Selma dos Santos (Secretária de Promoção da Cidadania do Jaboatão dos Guararapes)

25 setembro 2010


Jaboatão promove encontro para combater exploração sexual

Evento contou com presença de crianças que participaram de concurso de redação


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, nesta quinta-feira um encontro para marcar o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A ação realizada na Câmara de Vereadores contou com a presença do vice-prefeito Edir Peres e dos secretários Cláudio Carraly (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Marcio Mendes (Meio Ambiente) e Ana Selma Santos (Mulher).

O secretário de Direitos Humanos abriu o encontro propondo que II Encontro o nome seja modificado pois também é necessário combater a violência contra os meninos, que são levados especialmente para a Itália. O principal objetivo da atividade foi analisar o cenário da violência, da exploração sexual e o tráfico de mulheres, homens e crianças no Estado e no Município.

A Secretaria da Mulher aproveitou para realizar a entrega dos prêmios e certificados aos vencedores do concurso de redação sobre gênero promovido pela Prefeitura. Dezenas de crianças, fardadas com a roupa da rede municipal de ensino, participaram do encontro. Para Ana Selma Santos o resultado foi positivo: “a insistência nessa temática vai fazer com que mais para a frente a gente esteja colhendo muito mais frutos”, afirmou.

O vice-prefeito Edir Peres lembrou que “estamos vivendo um tempo em que esses assuntos são debatidos e são enfrentados e estamos encontrando algumas formas de enfrentamento à violência contra às mulheres, jovens, crianças, o tráfico de seres humanos no Governo Municipal”, resumiu.

O dia 23 de setembro é considerado mundialmente como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A data foi instituída com a finalidade de mobilizar governo, autoridades, poder judiciário e a sociedade civil para o combate ao tráfico e a exploração sexual dos seres humanos, avaliando medidas e propondo mecanismos que promovam a punição e a criação de canais que facilitem o acesso à denúncia de crimes dessa natureza por parte da população.

Resultado do Concurso de Redação sobre Gênero:

SEGMENTO ALUNO/A

CATEGORIA 1
1º LUGAR - PEDRO MORI DA SILVA, Escola Paulino Menelau
2º LUGAR - WILLIAM DIOGENES FERREIRA DA CUNHA, Esc. Edward Bernadino
3º LUGAR - MARILIA MARTINS DE MELO, Escola Oscar Moura

CATEGORIA 2
1º LUGAR - ESTER GALDINO DA SILVA, Escola Rural Maria Feijó
2º LUGAR - KATHLEEN CONCEIÇÃO BENETIS, Escola Rural Maria Feijó
3º LUGAR - TATIANA MAYARA DE SOUZA COX, Escola Municipal Nova Visão

SEGMENTO SERVIDOR/A

CATEGORIA 1
1º LUGAR - JORGE ROCHA LUTI JR, Secretaria de Direitos Humanos
2º LUGAR - ANA CLAUDIA CABRAL DA SILVA, Secretaria de Saúde
3º LUGAR - CARLOS ARTUR CAVALCANTI, Escola Municipal Pastor João Adalgiso

CATEGORIA 2
1º LUGAR - ADRIANA OLIVEIRA DOS SANTOS, Secretaria de Educação
2º LUGAR - MARIA MARCILEIDE PEREIRA DE LIMA, Esc. Almirante Tamandaré
3º LUGAR - MARIA DEL CARMEM CALAFFELL ROIG, Secretaria de Educação



Por: Eduardo Amorim em 23092010 às 16h12

Jaboatão promove encontro
para combater exploração sexual

Evento marca dia internacional ligado ao tema


Na próxima quinta-feira (23/08) a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes estará promovendo um encontro para marcar o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A ação será realizada na Câmara de Vereadores a partir das 14h e contará com três mesas temáticas para debater assuntos ligados à data.

O principal objetivo da atividade é analisar o cenário da violência, da exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças no Estado e no Município. Na ocasião será realizada também a entrega dos prêmios e certificados aos vencedores do concurso de redação sobre gênero promovido pela Prefeitura. As Secretarias da Mulher e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã estão cuidando da organização do evento.

Entre os temas debatidos estão: cenário da violência contra a mulher no Município de Jaboatão dos Guararapes, cenário estadual e municipal da exploração sexual de mulheres e crianças e medidas de combate ao tráfico de mulheres e crianças. O ato, que contará com a presença do prefeito Elias Gomes e de diversas autoridades municipais será aberto ao público.

O dia 23 de setembro é considerado mundialmente como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A data foi instituída com a finalidade de mobilizar governo, autoridades, poder judiciário e a sociedade civil para o combate ao tráfico e a exploração sexual dos seres humanos, avaliando medidas e propondo mecanismos que promovam a punição e a criação de canais que facilitem o acesso à denúncia de crimes dessa natureza por parte da população.

Por: Monaliza Brito em 20092010 às 15h02


16 setembro 2010



Selo Entidade Amiga da Mulher
na luta pela igualdade de gênero

Depois do sucesso do programa, Jaboatão lança sua segunda edição


“Considero este um momento marcante da gestão. Superamos os desencontros e desacertos que o município viveu por décadas e redesenhamos as políticas públicas de gênero. Estamos avançando na mudança e o mérito é de vocês”, destacou o prefeito Elias Gomes, nesta quarta-feira (15/09), durante a entrega do Selo de Certificação Entidade Amiga da Mulher, na casa de recepções Porto do Mar, em Piedade.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito, Edir Peres, a secretária Especial da Mulher, Ana Selma Santos e o secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Cláudio Carraly. O certificado foi entregue à 12 entidades que passaram pelo processo seletivo deste programa e trabalham na defesa dos direitos das mulheres do município.

Para Aparecida Oliveira, representante da Associação de Mulheres do Engenho Santana esta é uma forma pioneira de valorizar as entidades ligadas ao direito da mulher. “Este certificado veio no sentido de envolver todas as organizações no processo de construção do conhecimento da identidade feminina”, analisou Oliveira.

As entidades participantes fizeram a leitura do compromisso e receberam os certificados e painéis para afixar em suas sedes. No encontro, Ana Selma destacou todas as ações realizadas nesta primeira edição do programa Selo Entidade Amiga da Mulher. “A iniciativa visa qualificar as entidades de Jaboatão para o fornecimento de informações sobre a defesa dos direitos da mulher ”, relata a secretária.



Por: Mirelle Saldanha em 15092010 às 16h55


Prefeitura entrega Selo de
Certificação Entidade Amiga da Mulher

Segunda edição vai até do dia 15 de setembro até 29 de outubro


A Prefeitura de Jaboatão entrega, nesta quarta-feira, às 12 entidades que cumpriram os compromissos, participaram da formação e passaram por todo o processo seletivo, o Selo de Certificação Entidade Amiga da Mulher. A cerimônia será realizada no Portal do Mar Recepções, a partir das 15h, e terá a presença do prefeito Elias Gomes.

A secretária da Mulher de Jaboatão, Ana Selma Santos, estará também lançando a segunda edição do programa Selo Entidade Amiga da Mulher. As entidades interessadas em participar do processo seletivo devem fazer suas inscrições no período que vai deste dia 15 de setembro até 29 de outubro.

Na primeira edição, foram selecionadas a Associação dos Moradores do Jardim do Náutico, Associação Coletivo de Mulheres do Jaboatão dos Guararapes, União Brasileira de Mulheres em Pernambuco, Grupo da Melhor Idade Flor do Carmelo, Associação dos Moradores de Jardim Cajueiro, Associação das Mulheres do Engenho Santana, Associação Municipal das Mulheres do Jaboatão dos Guararapes, Associação dos Moradores do Loreto (Asmoreto), Associação das Mulheres de Massaranduba, Conselho de Moradores do Alto do Carneiro, Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais (Caine) e Centro de Ação Comunitária de Muribeca.

A secretária Especial da Mulher fará um breve resgate do processo da 1ª edição e o lançamento da 2ª edição do Selo de Certificação Entidade Amiga da Mulher. Representantes das 12 Entidades do Selo de Certificação farão a leitura do compromisso para com a defesa dos direitos da mulher e receberão os certificados e painéis, para serem afixados nas suas sedes.



Por: Eduardo Amorim em 14092010 às 16h21

12 setembro 2010



Centro de Referência da Mulher
abre segunda(13)



Funciona, das 8h às 17h, na Travessa São João,nº 64, Prazeres, Massaranduba.


A partir da próxima segunda-feira (13), entrará em funcionamento o Centro de Referência da Mulher Maristela Just, no horário das 8h às 17h, sempre de segunda à sexta. As mulheres que precisarem ser atendidas, no final de semana, devem procurar as delegacias de plantão. Durante os dias úteis as vítimas podem também procurar o primeiro atendimento nas sedes das seis Regionais (Jaboatão Centro, Prazeres, Curado, Cavaleiro, Muribeca e Praias). Elas ficarão responsáveis de realizarem este encaminhamento.O Centro contará com um atendimento psicossocial, composto por psicólogos, assistentes sociais e advogados.

A secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos deixou o recado as mulheres que não deixem de fazer suas denúncias sozinhas ou acompanhadas por parentes ou vizinhos, que compareçam ao Centro Maristela Just. “Aqui elas irão encontrar apoio, mas poderão também denunciar, através do disque 180 ou pelas Delegacias da Mulher ,espalhadas por todo o Estado.O Centro fica, na Rua Travessa São João,nº 64, Prazeres, Massaranduba. Fone: 3468-2485.Será aberto da



Por: Ana Paula Carlini em 10092010 às 11h58



Ministra parabeniza Prefeitura pela
ação de combate à violência

Carta foi enviada a secretária Especial da Mulher, Ana Selma pela criação do Centro



A Ministra de Estado da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Nilcea Freire, através de carta oficial, enviada de Brasília, parabenizou a Prefeitura de Jaboatão pela iniciativa de criação do Centro de Referência da Mulher Maristela Just. Na carta, endereçada a secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos, a ministra disse que o centro representa uma importante conquista para as mulheres em situação de violência, uma vez que oferece apoio psicossocial e jurídico e constituirá um espaço de empoderamento para as mulheres jaboatanenses.

Nilcea lembrou a criação da Secretaria Municipal de políticas para as Mulheres e o convênio celebrado, em 2009, entre esta Secretaria e a Prefeitura de Jaboatão, retratando e reforçando o compromisso do governo nas três esferas: federal, estadual e municipal, com o enfrentamento à violência contra as mulheres. “Por meio desse Centro de Jaboatão muitas mulheres passarão a ter acesso a maiores informações sobre os seus direitos, assim como as alternativas para lidar com a questão da violência”, comentou ela.

De acordo com dados fornecidos pela ministra,Pernambuco representa o 16º estado a demandar Central de atendimento à Mulher – Ligue 180 no Brasil, num total de 12.213 atendimentos no primeiro semestre desse ano. Esses números mostram a necessidade de criação de serviços especializados para atendimento as essas vítimas. Atualmente, Pernambuco conta com cinco Centros de Referência de Atendimento à Mulher, nove Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, quatro Casas-Abrigos, uma Defensoria Especializada, dois Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.



Por: Ana Paula Carlini em 10092010 às 11h52


Elias inaugura Centro
Maristela Just


Maristela foi assassinada, há 21 anos, pelo
ex-marido José Ramos que está foragido


O prefeito Elias Gomes, inaugurou na sexta-feira (10), o Centro de Referência da Mulher de Jaboatão, que leva o nome da professora Maristela Just, assassinada, há 21 anos, pelo ex-marido José Ramos Lopes Neto, na presença dos dois filhos Natália e Zaldo Just, que tinham 4 e 2 anos, respectivamente, na época. Na consulta pública para a escolha do nome, o de Maristela recebeu mais de 14 mil votos.

A solenidade teve início com a apresentação do Maracatu Amora Africana, na Rua Travessa São João, 64, em Prazeres, local que irá funcionar o núcleo de apoio. Em seguida, o prefeito fez o corte da fita e o descerramento da placa, entregando uma réplica da mesma, aos parentes da professora.

Em pronunciamento, Elias disse que a homenagem prestada aos Just, pelo Governo Municipal foi mais do que justa, principalmente por todo o sofrimento que passaram os seus parentes. “Sempre acreditei no mundo de iguais,no mundo de justiça. Não podemos nos curvar quando atingidos. Eles são um exemplo a ser seguido, pois mesmo atingidos, não se abateram,foram em busca de justiça”, ressaltou Elias.

A secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos, destacou o empenho do prefeito em criar um serviço de suma importância, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher que, ao lado dos outros órgãos que integram a rede de atendimento, como Delegacia da Mulher, Secretaria de Promoção Social, CRAS, CREAS, entre outros, terá um papel importante no acolhimento e encaminhamento das vítimas de violência ou em situação de risco.

Ainda fizeram uso da palavra, os filhos de Maristela, que destacaram, na apresentação da biografia da mãe a emoção da família ao tomarem conhecimento da homenagem a genitora. “Espero que esse centro possa atuar fortemente e coibir a violência contra as mulheres e que nenhuma das denúncias que cheguem aqui, tenham um final triste como a nossa”, comentou a filha Nathália Just.



Por: Ana Paula Carlini em 10092010 às 12h33

08 setembro 2010


Centro de Referência da Mulher

Maristela Just
é inaugurado em Jaboatão

A solenidade acontece nesta sexta (10), às 15h,

na Rua Travessa São João, 64, em Prazeres



Com mais de 14 mil votos, na consulta pública para a escolha do nome, o Centro de Referência da Mulher Maristela Just, torna-se realidade em Jaboatão. A inauguração acontece, nesta sexta-feira (10), às 15h, na Rua Travessa São João, 64, em Prazeres, local que irá funcionar o núcleo de apoio. O evento contará com a presença do prefeito Elias Gomes, da secretária municipal da Mulher, Ana Selma Santos e com a apresentação da biografia de Maristela Just, pelos dois filhos dela, Natália e Zaldo Just.

A coordenadora da área de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Bianca Rocha, explica que a implantação deste centro, em Jaboatão, tem um caráter de suporte emergencial para as mulheres atingidas e em situação de violência. “O núcleo vai oferecer atendimentos psicológico, social e jurídico, além de direcionar estratégias de prevenção à violência”, ressaltou Rocha. A previsão da coordenadoria é atender mais de 50 mulheres ao mês.

Quando ouvidas dentro do apoio psicológico, as mulheres também receberão acompanhamento de um assistente social que vai estudar e analisar o cotidiano e a situação vivida por elas. Dentre as iniciativas tomadas por esses profissionais, estão a inclusão social e o suporte emocional para que essas mulheres possam recompor a vida. O setor jurídico ficará responsável pelo acompanhamento processual, representação quando necessária e medidas protetivas.

O Centro de Referência da Mulher Maristela Just estará funcionando das 8h às 17h, de segunda à sexta. As mulheres que precisarem ser atendidas podem procurar o primeiro atendimento também nas sedes das seis Regionais (Jaboatão Centro, Prazeres, Curado, Cavaleiro, Muribeca e Praias). As sedes ficarão responsáveis de realizarem este encaminhamento.

Maristela Just foi assassinada, há 21 anos, pelo ex-marido José Ramos Lopes Neto, na presença dos dois filhos Natália e Zaldo Just, que tinham 4 e 2 anos respectivamente. Na época ela tinha 25 anos. Na madrugada do dia 2 de junho deste ano, o acusado, que está foragido, foi condenado a 79 anos de prisão, em regime fechado, por homicídio duplamente qualificado.



Por: Mônica Gominho em 08092010 às 11h20

Servidoras participam de palestra sobre
o combate ao câncer

O encontro encerra o ciclo da campanha iniciada em março


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza, nesta quinta-feira (09/09), o enceramento da Campanha de Combate ao Câncer de Colo de Útero e Mama. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 14h, bairro de Prazeres. Na ocasião, haverá uma palestra ministrada pela coordenadora de Saúde da Mulher, Jacilene Cândida, que irá abordar sobre a temática da campanha. A secretária Especial da Mulher, Ana Selma Santos e representantes do Comitê Institucional de Promoção da Igualdade Étnio-Racial e de Gênero estarão participando do encontro.

“Estaremos reunindo as servidoras municipais para um momento de sensibilização e debate sobre um assunto que atinge muitas mulheres”, comenta a coordenadora de Programas, Projetos Convencionais e Gestão Institucional, Laura Cristina Pereira. Ela informa que a Campanha teve início em março deste ano, no Dia Internacional da Mulher. “É importante salientar que este trabalho faz parte do processo de aquisição de Pro Equidade de Gênero que a Prefeitura está pleiteando junto ao Governo Federal”, destaca Pereira. A estimativa de público para este evento é de 100 participantes.



Por: Mirelle Saldanha em 08092010 às 11h22

Jaboatão realiza palestra para funcionários

O objetivo foi abrir espaço para discussões sobre as atividades da gestão



A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou na última quinta-feira (26/08), no auditório da Faculdade Metropolitana, mais uma rodada de palestras com as Secretarias do município. Dessa vez com as Secretarias Especial da Mulher e de Promoção Humana e Assistência Social. O objetivo foi discutir ações atuais e perspectivas futuras.

O Secretário de Administração Regional, George Ribeiro, iniciou o debate falando sobre a importância dessas reuniões. “Queremos envolver todos para levarem à população uma resposta sobre as dificuldades de cada regional e fazer com que se sintam ouvidos”, pontuou.

“Desde o início da gestão, criamos novas políticas para orientar e contribuir para o cidadão, em especial para a mulher, uma igualdade social, conscientizando sobre seus direitos e deveres”, afirmou a secretária Especial da Mulher, Ana Selma. Ela destacou as ações realizadas, como cursos de capacitação, programa de qualificação profissional, além da prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e a criação de novas delegacias no município.

Segundo a secretária, em exercício, de Promoção Humana e Assistência Social, Socorro Rodrigues, um dos projetos a serem desenvolvidos em Jaboatão será a integração de novos parceiros. “Nosso objetivo é incluir novas entidades envolvidas com a secretaria. Queremos que as pessoas sejam multiplicadoras de informações sobre assistência social”, ressaltou.

Socorro Rodrigues informou que a Prefeitura vai implantar mais Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) no município, além de casa de abrigo, para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos e casa de passagem para a faixa etária de 12 a 18 anos.



Por: Tiago Brito em 27082010 às 13h57

Jaboatão realiza abertura de curso

As aulas serão para o curso de agente ambiental e serviços gerais


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quinta-feira (18/08), a aula inaugural do II módulo curso de qualificação profissional. O grupo Afogados no Choro recepcionou os alunos que chegavam ao evento. Participaram da ocasião o Prefeito em exercício, Edir Peres; o secretário de Meio Ambiente, Márcio Mendes e a secretária Especial da Mulher, Ana Selma Santos.

Edir Peres deu boas vindas a todos os estudantes e destacou a importância das pessoas se empenharem durante o curso e garantir melhores condições. “Este investimento vai beneficiar o crescimento profissional de todos vocês. Pretendemos elevar o grau de escolaridade”, afirma o gestor. O morador de Barra de Jangada e também aluno do curso concordou com as palavras do prefeito em exercício. “O governo está se mobilizando, fazendo sua parte. Temos agarrar esta oportunidade para crescermos e entrar no mercado de trabalho”, conta.

Para Márcio Mendes, a rotina vivenciada dentro do curso é bem diferente da realidade destes novos estudantes. “Eles vão poder dar início ao uma nova vida e espero que todos aproveitem com bastante afinco todo o aprendizado”, reforça o secretário. Ana Selma relatou que no módulo anterior a gestão aproveitou em seu quadro de funcionários alguns alunos do curso. “Buscamos forma de empregabilidade. Conseguimos com a gestão inserir 55 contratos temporários com a Secretaria de Saúde”, destaca.

“A expectativa é de que as pessoas se sintam motivadas e que o curso contribua para elevar o nível de escolaridade das pessoas”, comenta a coordenadora de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, Bianca Freire. De acordo com ela, os alunos farão as disciplinas de Gênero e Cidadania, Conhecimentos Gerais, Português e Matemática e vão vivenciar a prática do cotidiano, no curso de agente ambiental e serviços gerais.


Por: Mirelle Saldanha em 18082010 às 16h48

Governo promove curso de
enfrentamento ao racismo e sexismo

Inscrições poderão ser realizadas na Secretaria Especial da Mulher


Estão abertas as inscrições para o curso de “Enfrentamento ao Racismo e Sexismo no Atendimento ao Público”, promovido pelo Comitê Institucional de Promoção da Igualdade Etnicorracial e de Gênero do Município. O curso possui uma carga horária de 20h/aulas e será realizado, no período de 23 a 27/08, das 13h às 17h, na Faculdade Metropolitana. A iniciativa é da Secretaria Especial da Mulher.
De acordo com a chefe de Núcleo de Programa e Projetos, Patrícia Munick o objetivo do curso é capacitar os servidores para que eles adquiram a conduta mais ética de
lidar com as diversidades por questões de raça, cor e sexo. E, em contato com a
população, ele passe a refletir sobre essas boas práticas, que contribuem com a
estruturação da cultura organizacional.

O público-alvo são servidores que atuam no atendimento a população. Para participar, cada secretaria pode indicar dois componentes de equipe, um do sexo feminino e outro, do masculino. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (20), na
Secretaria Especial da Mulher. Maiores informações pelo fone/fax: 34681672.

Confira o conteúdo
programático:

PARTE I – Sexismo e Racismo

Institucional

- Apropriação de conceitos sobre racismo, sexismo, preconceito racial, Homofobia.
- Um recorte sobre as mulheres negras no Brasil.
- Um olhar sobre o racismo institucional.

PARTE II –
Qualidade no Atendimento ao público - O que é qualidade? - Princípios da qualidade. - Aplicando os conceitos da qualidade. - Os colaboradores como peças-chave na qualidade. - Excelência na satisfação do público atendido.




Por: Ana Paula Carlini em 18082010 às 15h24

Programa de Qualificação Profissional
do governo tem aula inaugural

Curso prepara alunos para serem introduzidos no mercado de trabalho


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza nesta quarta-feira (18/08), a partir das 14h, a aula inaugural do II módulo do Programa de Qualificação Profissional Construindo uma Vida Nova, promovido pela Secretaria Especial da Mulher. O evento acontece no auditório II da Faculdade Guararapes e conta com a presença do prefeito, em exercício, Edir Peres e representantes das Secretarias que fazem parte do colegiado executivo do programa, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Juventude, Direitos Humanos, Promoção Humana e Mobilização Social.

“Este módulo faz parte das aulas práticas. Durante seis meses, os estudantes do programa passaram o primeir omódulo nos cursos de serviços gerais e meio ambiente, estudando temáticas como cidadania e direitos humanos. E agora eles terão a vivência do cotidiano”, conta a coordenadora de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher, Bianca Rocha. Ela explica que o programa dá prioridade à pessoas em situação de vulnerabilidade social, como os desabrigados da chuva, regressos do sistema prisional e mulheres que passaram por situação de violência.

Sobre a bolsa auxílio no valor R$ 200,00 que os estudantes recebem durante o curso, Rocha destaca que esse não é um programa apenas de complementação de renda. “As pessoas se profissionalizam e oferecemos uma experiência de trabalho, ofertando condições para elas serem introduzidas no mercado de trabalho”, afirma. De acordo com Bianca Rocha, no módulo anterior a este, o governo municipal absorveu 65 alunos que foram qualificados e desenvolveram bons trabalhos, e hoje fazem parte do quadro de funcionários da gestão.



Por: Mirelle Saldanha em 17082010 às 14h42



Servidores discutem racismo institucional
em encontro na Câmara

Ação integra atividades do selo Pró-equidade de gênero


O Comitê Institucional de Promoção da Igualdade Étnico-racial e de Gênero do Jaboatão dos Guararapes, dando continuidade às ações do Programa Pró-equidade de Gênero na Prefeitura, promoveu, nesta quarta-feira (04/08), o II Encontro de Sensibilização em Gênero, Raça e Etnia do Município. A atividade faz parte das ações referentes à busca pelo selo Pró-equidade de Gênero, conferido pelo Governo Federal para certificar instituições comprometidas com a luta pela eliminação de todas as formas de discriminação de gênero no acesso, remuneração e permanência no emprego.

O encontro, realizado na Câmara Municipal, recebeu participantes de todas as Secretarias que foram orientados a repassar sua vivência para os colegas de trabalho. “Assinamos o termo de adesão ao selo em março do ano passado e, deste então, buscamos alternativas para construir um ambiente de trabalho que promova condições de igualdade para todos”, conta a secretária Especial da Mulher, Ana Selma dos Santos.

Piedade Marques, representante da Articulação Negra de Pernambuco, aprovou a iniciativa da Prefeitura de convidar o mesmo número de homens e mulheres para representarem suas secretarias. “É a primeira vez que venho discutir gênero e não encontro um grupo grande de mulheres com apenas dois ou três homens perdidos”, disse Piedade. “Esse já é o primeiro parabéns que devemos dar à Prefeitura”, completou a militante.

Pesquisadores e representantes de outras instituições também participaram das discussões. A Lei Maria da Penha foi um dos temas debatidos, com a colaboração de representantes do Instituto PAPAI, que organiza em Pernambuco a campanha dos homens pelo fim da violência contra a mulher, conhecida como Campanha do Laço Branco.



Por: Monaliza Brito em 05082010 às 12h31